Foi apresentado como um projecto revolucionário que criaria ensino artístico no Interior. Mas Belgais, o sonho da pianista Maria João Pires, não durou muito e vai fechar.
É o fim anunciado de um projecto inovador que pretendia colocar o Interior na rota do ensino artístico. Belgais vai fechar. E com este fecho termina um dos sonhos da conceituada pianista portuguesa, Maria João Pires. Esta intenção foi anunciada há duas semanas pela filha da pianista, Joana Pires, presidente da direcção da Associação Belgais.
Em resposta, o Governo diz que as dificuldades da Associação Belgais,"não implicam o fecho da Escola da Mata mas apenas a necessidade de encontrar outras formas de gestão do projecto educativo", defende o Ministério da Educação. Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação refere ainda ter bloqueado subsídios "por falta de comprovativo de despesas" e revela que parte do financiamento tem servido para pagar dívidas da Associação à Segurança Social e Finanças.
Joana Pires, presidente da direcção da Associação Belgais, já dissera anteriormente que a Escola do 1º Ciclo da Mata deverá encerrar "devido a um arresto de bens" que está a bloquear os subsídios. O projecto, que integra uma componente artística no ensino básico de 40 crianças, foi criado pela pianista Maria João Pires. A filha, que actualmente o dirige, refere que após o encerramento da escola e do Coro Infantil, "não deve restar nada do projecto de Belgais iniciado pela minha mãe".
(Notícia na íntegra na edição papel da próxima semana)
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Pires / Belgais / Associação / Interior / João / Maria / projecto / escola / ensino / pianista
Entidades
Maria João Pires / Joana Pires / Belgais / Associação Belgais / Associação Belgais,"não
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Dias Rocha admite dificuldades financeiras...
Barco, Coutada, São Jorge da Beira, Ourondo, Casegas e Vales do Rio têm menos de 21 alunos...