Politécnico pode recorrer a verbas cativas

2010-09-08

Pode ser necessário para concretizar objectivos.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) pondera utilizar as verbas cativas relativas às suas receitas próprias, cujo valor ascende aos 700 mil euros, diz à Lusa o presidente da instituição, Carlos Maia.

Deste modo, o Politécnico de Castelo Branco pretende utilizar o regime de excepção concedido às instituições de ensino superior pelo Ministério das Finanças. Segundo o Ministério das Finanças todas as instituições de ensino superior públicas são obrigadas a constituir um fundo de 20 por cento das suas receitas próprias, já a partir deste mês, o qual deverá ficar cativo. Excepcionalmente as instituições podem utilizar essas verbas desde que sejam fundamentais para a concretização dos seus objectivos e do contrato programa que assinaram com o Governo, no sentido de qualificarem 100 mil cidadãos nos próximos quatro anos.

"Vamos manter a política criteriosa de gestão que tem sido seguida na instituição. Mas para que seja possível cumprir os objectivos decorrentes do plano estratégico e do programa de desenvolvimento do contrato de confiança, vai ser necessário recorrer à utilização de verbas cativas", explica Carlos Maia. O presidente do IPCB Carlos Maia recorda que desde Junho, altura em que o contrato de confiança foi assinado, "que se aguardava a publicação de um despacho que isentasse dessas cativações as instituições de Ensino Superior". Carlos Maia assegura que "as instituições de Ensino Superior são solidárias com o esforço nacional de contenção do défice, mas há compromissos assumidos que para serem respeitados implicam a utilização das verbas que estão neste momento sob cativação".

Notícias da Covilhã

Local Castelo Branco

Politécnico / instituições / Castelo / ensino / Branco / Maia / Carlos / superior / Instituto / Lusa

Carlos Maia / IPCB / Lusa / Instituto Politécnico de Castelo Branco / Politécnico de Castelo Branco