Câmara assume escola de hotelaria

2012-07-31

Para evitar o fecho.

A Câmara Municipal do Fundãoassumiu a gestão da Escola de Hotelaria e Turismo da cidade. Quem o disse foi a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, na passada semana, no Parlamento, onde anunciou o fecho de quatro das 16 escolas de turismo do País (Mirandela, Santarém, Feira e Fundão).
A governante disse ainda que estava em negociações para que fossem as câmaras municipais a assumir os encargos, se quisessem manter estes núcleos de ensino nos respectivos concelho, e revelou que a autarquia fundanense já tinha assumido a escola da cidade que terá a garantia de manutenção da formação pelo Turismo de Portugal.
De acordo com Cecília Meireles, a decisão de encerrar estas escolas foi tomada tendo em consideração diversos critérios, que têm a ver com a procura, com as instalações e com o investimento que precisava de ser feito nos próximos anos e para o qual não há verba. "Se as câmaras optarem por celebrar protocolos de manutenção de formação com o Turismo de Portugal serão elas a assumir as outras despesas de manutenção das escolas", diz. Segundo a governante, esta decisão foi assumida depois de ter sido averiguado "por que é que havia um aumento exponencial" dos custos na formação do Turismo de Portugal. "Depois de analisadas as razões, chegou-se ao cerne do problema: as escolas de Lisboa e do Porto", disse, explicando que, "devido ao negócio feito pelo anterior Governo", o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar, que construiu as escolas de Lisboa e do Porto, uma renda superior a 69 mil euros mensais pelas instalações do Porto e uma mensalidade superior a 109 mil euros pelas de Lisboa. "São cerca de 180 mil euros mensais em rendas que o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar. Foi preciso fazer uma redução de custos", justifica.
A secretária de Estado não colocou em causa a continuidade destas duas escolas. "As escolas são ótimas, tem grandes instalações, mas se calhar era melhor terem instalações mais modestas e assim nós não teríamos de pagar esta dívida durante 20 ou 30 anos", considera.

Notícias da Covilhã

Local Fundão

Turismo / escolas / Portugal / hotelaria / Fundão / Municipal / escola / Lisboa / Porto / Meireles

Cecília Meireles / Escola de Hotelaria e Turismo / Parlamento / Turismo de Portugal / Estado do Turismo