NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Fogos não afastam turistas

2010-08-18

00:00    00:00

RTSE diz que não há consequências, para já.

A entidade de Turismo da Serra da Estrela não tem registo de diminuição de turistas quando há fogos florestais na região, mas teme as consequências do "cenário negro" deste ano, adianta à agência Lusa o presidente da entidade. "Sinceramente, penso que há uma capacidade de recuperação natural bastante forte. Não há contas de diminuição turística por causa dos incêndios", refere Jorge Patrão.

"Seja como for, acredito que acabará por ter impacto: a Serra da Estrela perdeu parte da sua beleza e é um problema maior porque ardeu uma zona que tinha acabado de recuperar, depois de incêndios de há muitos anos", destaca.

Um impacto paisagístico que Jorge Patrão espera que "não se traduza em prejuízos" na actividade turística, que requer "um novo tipo de reflorestação". Jorge Patrão sugere "ao Parque Natural e aos Serviços Florestais" que estudem "uma arborização mais autóctone" para as áreas ardidas. "Se tivermos mais carvalhos e castanheiros, por exemplo, e menos eucaliptos e pinheiros, teremos uma montanha mais resistente a todos os níveis", seja em protecção contra incêndios, seja "em defesas naturais contra a erosão". "Quanto a mim é esse o trabalho que tem que ser feito: regressar às origens da mancha florestal da Serra da Estrela", conclui.

Armando Carvalho, coordenador do Parque Natural da Serra da Estrela, afirma que, apesar de estar entre os incêndios com maior extensão, o fogo da última semana "não foi o mais grave em termos das espécies protegidas destruídas". "Oitenta por cento consumiu matos resultantes do abandono de terrenos agrícolas ou regeneração natural", explica aquele responsável.

Em Seia, o autarca local, Filipe Camelo, esta semana, disse recear que a qualidade água para consumo possa ser afectada pelos fogos, já que a bacia que abastece Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital foi "seriamente afectada".



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Serra / Estrela / turistas / consequências / entidade / RTSE / Turismo / Lusa / Patrão / natural

Entidades
Jorge Patrão / Armando Carvalho / Filipe Camelo / Lusa / Turismo da Serra da Estrela

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Reflorestação em 2011

Na Serra da Estrela...

Serra quer um milhão de dormidas

Meta apontada por Jorge Patrão...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL