Vitória sofrida, em casa, frente ao Moreirense.
Uma semana depois da boa exibição frente ao líder Gil Vicente, de que resultou um empate, o Sporting da Covilhã regressou na última jornada às vitórias, no encontro com o Moreirense, embora tenha tido um desempenho muito apagado.
Sem deslumbrar, até porque o primeiro tempo não teve grandes motivos de interesse, o Sporting da Covilhã foi melhor e conseguiu o primeiro golo aos 36 minutos, por Abdoulaye. Logo no início da segunda parte Rincón aumentou a vantagem, aos 47 minutos, mas o Moreirense reagiu. Aos 60 minutos Bobô conseguiu reduzir e, a partir daí, os forasteiros dominaram totalmente a partida.
O Sporting da Covilhã entrou no jogo mais acutilante e, logo no primeiro minuto, Vouho obrigou Tigrão a defesa apertada. No minuto seguinte foi Samson a rematar por cima da baliza adversária.
Aos oito minutos, quando os Leões da Serra estavam em bom plano, João Pinto viu-se obrigado a substituir o lateral direito Ivo Pinto, que partiu a clavícula, na sequência de um embate de Antchouet. A solução foi passar Zezinho para o lado direito da defesa, recuar Samson para lateral esquerdo e fazer entrar Moia para a ala eaquerda.
Ao quarto de hora de jogo Zezinho, em velocidade, cruzou para o centro da área, mas Dani falhou o remate para iminente primeiro golo. A resposta chegou por Castanheira, mas Igor defendeu com os pés.
Numa fase em que nenhuma das equipas praticava um futebol consequente e o pontapé para o ar era o mais recorrente, Vouho voltou a assustar e, aos 36 minutos, o central Abdoulaye, em resposta a um canto apontado por Dani, inaugurou o marcador, com um remate ao ângulo, de cabeça.
Moreirense dominou segunda parte
A segunda metade começou com os serranos a ampliar a vantagem. Ao minuto 47, após jogada de entendimento do trio atacante, em contra-ataque, Fofana isolou Rincón que, sozinho frente a Tigrão, não desperdiçou, com um remate rasteiro.
Após o golo o Moreirense reagiu e alargou a frente de ataque. Lico e Eriverto tentaram a sorte, sem sucesso. Mas ao minuto 60 Bobô, entrado ao intervalo, conseguiu reduzir. Os visitantes subiram as linhas, aumentaram a pressão e empurraram o Sporting da Covilhã para o seu reduto, numa altura em que o treinador do Sporting da Covilhã tirou dois homens da frente, Vouho e Fofana, para meter o central Nuno Gomes e o avançado Severino. João Pinto adoptou então um 5-3-2 que se convertia em 3-5-2 quando a equipa tentava atacar, só que o Moreirense encostou os serranos às cordas.
Com o domínio absoluto do jogo e maior posse de bola, o emblema de Moreira de Cónegos foi fazendo cruzamentos sucessivos para a área serrana, sem no entanto acertar na finalização.
O lance potencialmente mais perigoso do Sporting da Covilhã aconteceu aos 85 minutos, quando Flávio isolou Rincón e Severino, na companhia de Rincón e Dani, desperdiçou a oportunidade de rematar ou passar a um dos colegas, quando os serranos conseguiram criar uma situação de superioridade numérica no ataque.
O Moreirense nunca baixou os braços. A dois minutos do final Antchouet atirou a rasar a barra e, já em cima dos 90 minutos, Renato Santos rematou para a defesa de Igor. Foi o último esforço dos visitantes, que já não conseguiram inverter o marcador.
Já o Sporting da Covilhã conquistou os importantes três pontos, que coloca a equipa em 11º, com os mesmos dez pontos que o Leixões, Oliveirense e Moreirense. Após a paragem de uma semana na Liga de Honra os serranos defrontam o penúltimo classificado, Belenenses, a 28 de Novembro, no Estádio do Restelo. Durante este período João Pinto espera poder recuperar Andrezinho, que apenas fez um jogo, e Vasco Varão, que também está a contas com problemas musculares. O guineense Moia está ao serviço da selecção do seu país, orientada por Luís Norton de Matos.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Sporting / Covilhã / Moreirense / minutos / Vicente / Gil / Rincón / Pinto / Vitória / vitórias
Entidades
Vitória / Gil Vicente / Abdoulaye / Bobô / Vouho
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Covilhã ganha pela terceira vez consecutiva...
Dois golos de Dani na vitória frente ao Belenenses...