NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Não há duas sem três

2013-09-03

00:00    00:00

Covilhã ganha pela terceira vez consecutiva.

O Sporting da Covilhã ascendeu ao quinto posto da II Liga, após a vitória por 1-0 sobre o Académico de Viseu. Báta, que voltou a marcar e soma três golos, apontou o tento da vitória aos 38 minutos e permitiu aos serranos ganhar o terceiro jogo consecutivo, feito a que os Leões da Serra não estão habituados.
Três minutos após o golo serrano os viseenses ficaram em inferioridade numérica, por expulsão de Capela. O Sporting da Covilhã teve então várias oportunidades para matar o jogo, não o conseguiu e acabou por sofrer a pressão dos forasteiros que na recta final do encontro procuraram chegar ao empate, mas a reação tardia não foi suficiente para dar a volta ao marcador.
Ambas as equipas entraram na partida com grande dinâmica, embora o Sporting da Covilhã se mostrasse mais rematador. Logo aos dois minutos Godinho defendeu em esforço o cabeceamento do central Cláudio para a própria baliza, pressionado por Forbes. No contra-ataque João Alves, assistido por Ouattara, atirou ao lado do poste.
O irrequieto Báta, pela direita, serviu Forbes, que desperdiçou. Carlos Manuel, de longe, também tentou pôr os serranos em vantagem. Na outra margem, não fosse Ouattara ter sido surpreendido pela bola e podia ter violado a baliza de Taborda, mas nem chegou a conseguir rematar. Na sequência de um livre, Thiago Pereira atirou para a defesa fácil do guardião serrano.
Mais eficaz foi Báta, que colocou o Covilhã na frente do marcador aos 38 minutos. Tiago Martins, progrediu pelo corredor esquerdo e cruzou de longa distância para o segundo poste, onde o guineense, pressionado por dois defesas visitantes, encostou o pé, com a bola a fazer uma espécie de chapéu a Godinho e a entrar no vértice esquerdo da baliza viseense. Deu a sensação que o esférico ia para fora, mas acabou por entrar.
Três minutos depois, nova contrariedade para o Académico de Viseu: Capela viu cartão vermelho direto, por pisar Gilberto.
Antes do descanso, o serrano Tiago Martins ainda rematou por cima. Na outra baliza, Marco Lança fez o mesmo.
Gerir a vantagem
No reatamento a equipa orientada por Chaló, a ganhar e em superioridade numérica, preocupou-se em gerir a vantagem, embora tenha criado as oportunidades suficientes para aumentar a contagem. Ao minuto 51 o agitador Báta isolou Paulico, que substituiu o lesionado Massaia, mas o fundanense chegou atrasado à bola e Carlos Manuel, na insistência também não aproveitou. Paulico, na cara de Godinho, voltou a desperdiçar, tal como Edgar, que rematou o remate.
Quando o encontro se aproximava do fim o Académico de Viseu, com mais homens no ataque, aumentou a pressão, com um futebol mais directo, enquanto os serranos se mostravam mais contidos. Tiago Gonçalves teve o empate nos pés, mas a bola saiu por cima da barra.
Acabou por vencer a equipa que mais fez por isso. Mais rematadora, com mais posse de bola, face a um adversário com algumas figuras proeminentes no plantel, mas que mostrou pouca agressividade no ataque e dificuldade em progredir no último terço do terreno.
No final do encontro Filipe Moreira, que há um ano vestia as cores do Covilhã, disse ter assistido a uma "vitória da eficácia". Chaló sublinhou não haver muitas equipas, numa liga tão competitiva, a vencer três jogos seguidos. Embora tenha realçado que o mais importante é acumular pontos a um trajecto longo.
A equipa desloca-se dia 15 a Chaves e recebe a 18 de Setembro, ainda no Complexo Desportivo da Covilhã, o União da Madeira.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
Covilhã / Sporting / minutos / Báta / vitória / bola / Viseu / Académico / Godinho / baliza

Entidades
Báta / Godinho / Cláudio / Forbes / João Alves

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Serranos fora da zona de despromoção

Dois golos de Dani na vitória frente ao Belenenses...

Covilhã marca passo

Serranos perdem em casa com União da Madeira...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL