Grande zona comercial vai nascer no local.
Um empreendimento, que contempla uma zona comercial de grandes dimensões e 40 moradias unifamiliares, vai ser construído na Quinta do Freixo pela empresa Edge Properties, SGPS.
O investimento foi discutido na reunião camarária da passada sexta-feira, 3, realizada à porta fechada, na qual foi aprovado o pedido de majoração máximo de ocupação do solo, de 0,25, o índice compatível com o Plano de Urbanização da Grande Covilhã, para 0,38, o ocupado pelo empreendimento.
A votação contou com a abstenção da oposição, os três vereadores socialistas, por considerarem não dispor de informação suficiente para viabilizar a excepção, prevista quando se trata de interesse público municipal ou económico.
De acordo com Vítor Pereira, vereador socialista, o presidente em exercício, João Esgalhado, que não quis falar com os jornalistas, sublinhou a importância do projecto, que criará 600 postos de trabalho.
Livre dos constrangimentos relacionados com as Reservas Agrícola e Ecológica Nacionais com que a Quinta do Freixo se deparou há cinco anos, e que fez a obra parar, o projecto tenta novamente avançar, com a zona comercial de quase 50 mil metros quadrados de área bruta de construção, mais as moradias.
O empreendimento, situado ao lado do hipermercado Pingo Doce, ao lado da Estrada Nacional 18, tem o parecer favorável dos Serviços de Urbanismo da autarquia, condicionado à aprovação, pelos eleitos na edilidade, da majoração do índice de ocupação do solo.
Vítor Pereira considerou parcos os esclarecimentos prestados pela maioria e justificou a abstenção com a ausência de um documento, proveniente da entidade promotora, a fundamentar o pedido. "Não estávamos em condições de nos pronunciar sobre o interesse público e económico do empreendimento", salientou o vereador do PS.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
SGPS / Freixo / Properties / empreendimento / Edge / comercial / zona / Pereira / unifamiliares / avança
Entidades
Vítor Pereira / João Esgalhado / Edge Properties / SGPS / Serviços de Urbanismo
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na zona da ANIL...
Nova albufeira nas Cortes...