Excesso de peso afecta 20 por cento de alunos em escola covilhanense

2010-07-21

Estudo da Faculdade de Medicina revela que 20 por cento de crianças de escola secundária, entre os 12 e 18 anos, tem peso a mais. Rapazes são mais afectados pela obesidade.

A Organização Mundial de Saúde já a definiu como "epidemia" do século XXI. Numa altura em que tanto se fala de pandemias, nomeadamente com a gripe A, existem no entanto outras doenças e problemas de saúde que afectam milhões de portugueses e às quais se requer atenção redobrada. A obesidade é uma delas. Afecta milhares de portugueses e tem uma grande incidência na Região Centro (estima-se que 13,7 por cento da população seja afectada).

Na Beira Interior, a obesidade também é motivo de preocupação. E objecto de alguns estudos. O NC teve acesso a um deles, realizado na população estudantil da Covilhã, que serviu de dissertação de mestrado de um aluno da Faculdade de Medicina da UBI, em Maio de 2009. Marc Fredéric da Costa Gomes "pegou" em 380 adolescentes de uma escola secundária covilhanense, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, e chegou à conclusão que aproximadamente um em cada cinco adolescentes apresentou excesso de peso. Destes, 13,3 por cento podem ser classificados com pré-obesidade, com especial predominância do sexo feminino. Já a obesidade, em si, predomina entre os rapazes, diz o estudo.

Participaram no estudo 380 alunos entre 550 inscritos numa escola secundária da Covilhã. Foram avaliados 199 rapazes (52,4 por cento) entre os 12 e 17 anos, e 181 raparigas (47,6 por cento) na mesma faixa etária. Verificou-se que, no que toca à prevalência de excesso de peso, a doença afectava 20,6 por cento dos inquiridos. No sexo masculino os valores encontrados foram de 10,6 por cento para a pré-obesidade e 11,1 por cento para obesidade. Já no sexo feminino, a prevalência de pré-obesidade afectava 16 por cento das raparigas e a obesidade apenas 3,3 por cento. Em todo o estudo, também se concluiu que 1,5 por cento dos adolescentes apresentava baixo peso.

Na população estudada, diz o autor, existiu um pico de prevalência da pré-obesidade em ambos os sexos na faixa etária dos 13 anos. Já no que toca à obesidade, verifica-se "um predomínio do sexo masculino sobre o sexo feminino em todas as faixas etárias estudadas". O pico de prevalência da obesidade verifica-se, em ambos os sexos, aos 14 anos.

O estudo indica ainda que dos 380 alunos avaliados, verifica-se uma prevalência de 10,3 por cento de adolescentes com obesidade abdominal, com uma ligeira predominância nos rapazes. Assim, conclui-se que um em cada dez adolescentes desta escola tem maior risco de desenvolver doenças como a diabetes e doenças cardiovasculares.

Notícia completa na edição em papel

Notícias da Covilhã

Secções Centrais

obesidade / Estudo / sexo / escola / peso / prevalência / adolescentes / Rapazes / Saúde / Faculdade