Iniciativa decorre até final da semana.
"A fronteira da vida de Aristides Sousa Mendes". É este o tema principal de hoje, quinta-feira, 4, no I Festival Internacional da Memória Sefardita, que arrancou na passada segunda-feira, 1, na Beira Interior. Um tema em análise pelas 9 horas no Teatro Municipal da Guarda (TMG), que por estes dias se tem assumido como o palco principal do evento.
Depois do arranque, na segunda-feira, 1, com um coktail de boas vindas no Museu Judaico de Belmonte, os participantes no festival falaram na terça-feira, 2, no TMG, sobre "Os sefarditas portuguesas na globalização" e ao final da tarde desse dia tiveram contacto com a Comunidade Judaica de Belmonte e com o seu rabino, Elisha Salas. Esta quarta-feira, 3, o tema principal, no TMG, foi "D.Gracia Nassi- a senhora da economia internacional" que também foi homenageada. Uma empresária judia portuguesa do século XVI que salvou centenas de cristãos-novos e marranos da morte.
Hoje, quinta-feira, falam sobre Aristides Sousa Mendes Elvira Mea, da Faculdade de Letras do Porto, Marina Pignatelli, da Universidade Técnica de Lisboa, o neto de Aristides Sousa Mendes, António, José Miguel Júdice, a jornalista Miriam Assor e Jorge Patrão, presidente da Entidade Regional de Turismo. Depois, por volta das 11 horas, em Trancoso, será abordado o "Impacto da herança judaica no Turismo", numa sessão que conta com Issac Assor, Frederico Costa, da Turismo de Portugal e António Amil, da Rede de Judiarias de Espanha. Os participantes almoçam em terras de Bandarra, que depois visitam durante a tarde. Serão lançados em Trancoso selos comemorativos da Memória Sefardita e será apresentado o Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso.
O I Festival Internacional da Memória Sefardita está a decorrer nos municípios de Guarda, Trancoso e Belmonte, até domingo, 7 de Novembro, e é organizado pela Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela. Segundo o presidente deste órgão, Jorge Patrão, este é o "maior evento" realizado em Portugal sobre esta temática.
Para o presidente da Comunidade Judaica de Belmonte, António Mendes, ter um evento destes seria impensável há anos atrás. "Não pensávamos que isto alguma vez fosse possível", vinca o presidente da Comunidade, que diz que também "nem havia vontade da comunidade para divulgar a nossa história, pois tínhamos que nos esconder." A abertura à sociedade que aconteceu gradualmente nas últimas duas décadas e agora é possível ver "na comunidade um prazer enorme em acolhermos este evento", destaca António Mendes.
Os trabalhos reúnem estudiosos de vários pontos do globo. Nos dias 5, 6 e 7 o programa passa por outros pontos de referência judaica em Castelo de Vide e Lisboa. Este evento irá, segundo Patrão "ultrapassar as fronteiras da região". "Será mais fácil crescer na segunda edição" acredita o líder da Turismo Serra da Estrela.
Da Comissão de Honra do Festival fazem parte Cavaco Silva, Presidente da República, Ehud Gol, Embaixador de Israel em Portugal, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas e rabinos de Nova Iorque e Londres.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
festival / TMG / Mendes / Turismo / sefardita / Judaica / Comunidade / Sousa / presidente / Aristides
Entidades
Aristides Sousa Mendes / Elisha Salas / Aristides Sousa Mendes Elvira Mea / Marina Pignatelli / António
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Começa domingo com um mercado kosher em Belmonte...
Chefe de Estado assinala Dia de Portugal na cidade...