NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

TMG é palco de festival sefardita

2010-11-04

00:00    00:00

Iniciativa decorre até final da semana.

"A fronteira da vida de Aristides Sousa Mendes". É este o tema principal de hoje, quinta-feira, 4, no I Festival Internacional da Memória Sefardita, que arrancou na passada segunda-feira, 1, na Beira Interior. Um tema em análise pelas 9 horas no Teatro Municipal da Guarda (TMG), que por estes dias se tem assumido como o palco principal do evento.

Depois do arranque, na segunda-feira, 1, com um coktail de boas vindas no Museu Judaico de Belmonte, os participantes no festival falaram na terça-feira, 2, no TMG, sobre "Os sefarditas portuguesas na globalização" e ao final da tarde desse dia tiveram contacto com a Comunidade Judaica de Belmonte e com o seu rabino, Elisha Salas. Esta quarta-feira, 3, o tema principal, no TMG, foi "D.Gracia Nassi- a senhora da economia internacional" que também foi homenageada. Uma empresária judia portuguesa do século XVI que salvou centenas de cristãos-novos e marranos da morte.

Hoje, quinta-feira, falam sobre Aristides Sousa Mendes Elvira Mea, da Faculdade de Letras do Porto, Marina Pignatelli, da Universidade Técnica de Lisboa, o neto de Aristides Sousa Mendes, António, José Miguel Júdice, a jornalista Miriam Assor e Jorge Patrão, presidente da Entidade Regional de Turismo. Depois, por volta das 11 horas, em Trancoso, será abordado o "Impacto da herança judaica no Turismo", numa sessão que conta com Issac Assor, Frederico Costa, da Turismo de Portugal e António Amil, da Rede de Judiarias de Espanha. Os participantes almoçam em terras de Bandarra, que depois visitam durante a tarde. Serão lançados em Trancoso selos comemorativos da Memória Sefardita e será apresentado o Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso.

O I Festival Internacional da Memória Sefardita está a decorrer nos municípios de Guarda, Trancoso e Belmonte, até domingo, 7 de Novembro, e é organizado pela Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela. Segundo o presidente deste órgão, Jorge Patrão, este é o "maior evento" realizado em Portugal sobre esta temática.

Para o presidente da Comunidade Judaica de Belmonte, António Mendes, ter um evento destes seria impensável há anos atrás. "Não pensávamos que isto alguma vez fosse possível", vinca o presidente da Comunidade, que diz que também "nem havia vontade da comunidade para divulgar a nossa história, pois tínhamos que nos esconder." A abertura à sociedade que aconteceu gradualmente nas últimas duas décadas e agora é possível ver "na comunidade um prazer enorme em acolhermos este evento", destaca António Mendes.

Os trabalhos reúnem estudiosos de vários pontos do globo. Nos dias 5, 6 e 7 o programa passa por outros pontos de referência judaica em Castelo de Vide e Lisboa. Este evento irá, segundo Patrão "ultrapassar as fronteiras da região". "Será mais fácil crescer na segunda edição" acredita o líder da Turismo Serra da Estrela.

Da Comissão de Honra do Festival fazem parte Cavaco Silva, Presidente da República, Ehud Gol, Embaixador de Israel em Portugal, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas e rabinos de Nova Iorque e Londres.



Autor
João Alves

Categoria
Local Guarda

Palavras-Chave
festival / TMG / Mendes / Turismo / sefardita / Judaica / Comunidade / Sousa / presidente / Aristides

Entidades
Aristides Sousa Mendes / Elisha Salas / Aristides Sousa Mendes Elvira Mea / Marina Pignatelli / António

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Festival Sefardita de regresso

Começa domingo com um mercado kosher em Belmonte...

Caria também teve os seus judeus

Cerca de 40 marcas cruciformes descobertas na vila...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL