No próximo dia 10.
Fez na passada terça-feira, 1 de Junho, 500 anos desde que o foral manuelino de Belmonte foi outorgado por D. Manuel, em Santarém. Uma data de destaque para a vila de Cabral que a Câmara Municipal assinala no próximo dia 10, que é também o Dia de Portugal.
As comemorações irão decorrer no Castelo de Belmonte, a partir das 16 horas e 30, com duas comunicações proferidas por Elisabete Robalo ("O foral manuelino de Belmonte") e por Sandra Ferreira ("A importância da conservação preventiva aplicada aos documentos gráficos") e também um concerto de música renascentista, pelo grupo Fidalgos e Vilões.
Em Portugal, as cartas de foral concederam-se entre o século XII ao XVI e a sua concessão servia para estabelecer os foros (direitos, deveres, liberdades e garantias) dos habitantes de um local. As disposições do foral manuelino de Belmonte são muito idênticas às de outros forais atribuídos pelo mesmo Monarca em outras povoações. No âmbito da reforma que promoveu entre 1496 e 1520; actualizaram-se as moedas, peso e medidas e procurou-se racionalizar e tornar mais eficaz a cobrança dos tributos. Na prática resultou um maior controlo e centralização.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Belmonte / foral / Junho / manuelino / Portugal / comemora / terça-feira / Vila / passada / outorgado
Entidades
D. Manuel / Elisabete Robalo / Sandra Ferreira / Monarca / Belmonte
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
O autarca local, Esmeraldo Carvalhinho, propôs a integração das duas freguesias, uma da Covilhã e ou...
A Câmara da Guarda vai atribuir, no Dia da Cidade, que se assinala esta quarta-feira, medalhas de mé...