Para que os turistas possam consultar.
Em bom estado, bem conservado, e qualquer dia, vai ter um clone. É assim que está o Foral Manuelino de Belmonte, guardado nos cofres da autarquia e que no futuro terá uma réplica que ficará exposta nas salas museológicas do Castelo, de modo a que os turistas o possam consultar. A novidade foi adiantada na passada quinta-feira, 10, dia em que a Câmara assinalou os 500 anos do Foral. Uma cerimónia que estava agendada para o Castelo mas que acabou por se realizar no salão nobre da autarquia devido à instabilidade do tempo.
Amândio Melo diz que este é um documento de grande importância para o município, que está "em bom estado". Presente na cerimónia, o Bispo da Guarda, destacou a importância da data, 500 anos que "reflectem a identidade do concelho de Belmonte, rico em história". O Bispo frisa que o passado é um trampolim para projectar o futuro, que se quer de qualidade, com planeamento das pessoas e com a "recuperação" de alguns valores que, segundo D.Manuel, se estão a perder.
A tarde contou ainda com duas comunicações sobre a atribuição do Foral por parte de D.Manuel, proferidas por Elisabete Robalo e Sandra Ferreira, e um concerto de música renascentista com o grupo "Fidaldos e vilões".
Autor
João Alves
Palavras-Chave
foral / castelo / turistas / possam / consultar / Belmonte / Réplica / conservado / clone / estado
Entidades
Amândio Melo / D.Manuel / Elisabete Robalo / Sandra Ferreira / Fidaldos
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Autarca homenageado no último domingo...
Gravador irá explicar cada peça do novo museu...