NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Câmara da Guarda facilita aquisição de terrenos na PLIE

2010-06-30

00:00    00:00

Autarquia vai facilitar a aquisição de lotes de terreno a empresas que se queiram instalar na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE). Poderão ser pagos em prestações.

A Câmara Municipal da Guarda vai incentivar a instalação de empresas na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), permitindo facilidades de pagamento na aquisição de lotes de terreno, disse na passada segunda-feira à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Joaquim Valente, atendendo à actual crise económica, o executivo municipal deliberou que os empresários podem pagar as áreas adquiridas em várias prestações. A medida irá permitir que um empresário de uma pequena ou média empresa compre um terreno na PLIE, pagando inicialmente apenas metade do valor da aquisição, em vez de a autarquia baixar o valor de venda do metro quadrado. A restante verba será paga mais tarde, quando a unidade iniciar a laboração naquele espaço empresarial, refere.

Joaquim Valente afirma que a deliberação camarária visa "incentivar e apoiar" os empresários, porque a autarquia tem "que estar do lado de quem ainda tem possibilidades de investir". Refere que "dadas as dificuldades" económicas actuais, "este é também o momento para estimular" os empresários na concretização de investimentos na cidade da Guarda, reconhecendo que a medida "é um pequeno estímulo para os empresários e para os investidores". O autarca da Guarda adianta que na PLIE estão em fase de instalação "três ou quatro empresas", que devem iniciar a laboração em breve e que estão "em desenvolvimento" cerca de uma dezena de projectos com vista à construção de novas unidades empresariais naquele espaço. Joaquim Valente recorda que na PLIE já está a funcionar, desde Janeiro, a empresa de transportes Olano Portugal, que investiu cerca de quatro milhões de euros na construção de um entreposto frigorífico e dá emprego 24 pessoas.

A PLIE foi edificada perto da localidade de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um "projecto âncora" para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes. Trata-se de uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando as vertentes de logística, indústria e serviços, integrando, também, um espaço tecnológico e uma incubadora de empresas. Ocupa uma área de cem hectares e tem ligação às auto estradas A-23 (Guarda/Torres Novas) e A-25 (Vilar Formoso/Aveiro), bem como às linhas do caminho de ferro da Beira Alta e Beira Baixa. O projecto foi iniciado em 2002, por iniciativa da autarquia, que também preside à sociedade que gere o complexo empresarial.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
PLIE / Guarda / Logística / Plataforma / Iniciativa / Autarquia / Empresarial / aquisição / terreno / lotes

Entidades
Joaquim Valente / Lusa / PLIE / Rede Nacional de Plataformas Logísticas / Autarquia

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Autarquia reclama apoio do Estado

Para o Teatro Municipal, por ter uma dimensão regional...

Empresa anuncia 250 novos empregos

Empresa de recursos humanos...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL