NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Pinho revela torturas da PIDE

2010-11-04

00:00    00:00

Em livro a apresentar no dia 12.

"Este livro é baseado em factos reais. Todavia, alguns nomes, por decisão do autor, não correspondem à realidade." É assim que José António Pinho, na nota introdutória do seu livro, resguarda algumas das personagens que fazem parte da obra "A estátua- a tortura preferida da P.I.D.E". Uma obra que apresenta no próximo dia 12, pelas 21 horas e 30, no Teatro-Cine.

José António Pinho, um covilhanense sobretudo associado ao desporto, nomeadamente ao papel que teve no esqui, quer em termos regionais quer em termos nacionais, aventura-se na escrita com um livro sobre um tema quente. "Passados tantos e tantos anos, entendo que é fundamental conhecer melhor o lado, que se tem pretendido esconder, do chamado " Estado Novo " de Salazar: a opressão, a tortura, o Estado policial – a PIDE - marcas de um regime fascista decalcado dos regimes ditatoriais de Mussolini e Hitler" explica na nota introdutória da obra. Pinho diz também que acredita que o futuro " se constrói no conhecimento do nosso passado e na lucidez de analisar o presente. A nossa identidade pessoal e colectiva, é, assim, fruto do que fomos, do que somos e do que queremos ser."

O covilhanense diz ainda que "em nome da democracia, do socialismo e das suas três palavras mágicas (Liberdade, igualdade e fraternidade) escrevi as palavras que se seguem, que se alicerçam em esperança, amor e em lágrimas de sangue. Na convicção de prestar uma singela homenagem a todos aqueles que, sem nome, viveram e lutaram por sonhos de liberdade em tempos de noite permanente, espero poder contribuir para que todos possamos viver livres e que no respeito pela diferença sejamos capazes de construir uma sociedade justa e plena de felicidade".

A apresentação da obra está a cargo do escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Cultura

Palavras-Chave
Pinho / livro / António / PIDE / reais / tortura / José / Estado / covilhanense / revela

Entidades
José António Pinho / Salazar / Mussolini / Hitler / Pinho

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Ataque ao poder local criticado por Vítor Pereira

Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, Vítor Pereira lembra as conquistas da cidade, em divers...

Crise exige esforço de todos

Apelo feito por Manuel Frexes no Dia do Concelho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL