Covilhã recupera de duas desvantagens no marcador, mas pode queixar-se de erros próprios.
O Sporting da Covilhã conseguiu sair da zona de despromoção da Liga de Honra de futebol na tarde do último domingo, ao conquistar um ponto no jogo frente ao Fátima, após empate a duas bolas. Uma partida em que os visitantes foram melhores na primeira parte, com mais posse de bola, e os serranos se superiorizaram após o intervalo, altura em que perdiam por um golo de desvantagem.
Duarte apontou o primeiro golo forasteiro. Já no segundo tempo Dani empatou a partida, Sami voltou a pôr o Fátima em vantagem e Edgar igualou o encontro.
Face à derrota do Chaves e Varzim, os Leões da Serra perderam a oportunidade de escalar dois lugares na tabela classificativa, e bem se podem queixar das suas próprias distracções e também falta de engenho noutras ocasiões. Já o Fátima passou de sexto para nono lugar.
Pouco se viu do Sporting da Covilhã na primeira metade da partida, que logo no primeiro minuto esteve à beira de ver o Fátima inaugurar o marcador. Estavam jogados apenas 30 segundos quando João Pereira, na sequência de um livre, obrigou Edgar a tirar a bola perto da linha e de seguida Igor a defender. Na recarga Veríssimo voltou a assustar, com os visitantes livres das respectivas marcações e a defesa do Sporting da Covilhã incompreensivelmente permissiva.
Aos cinco minutos foi Monteiro quem rematou muito perto da barra, mas ao minuto 13 a equipa orientada por Rui Vitória fez o ascendente em campo traduzir-se no marcador, na sequência de uma perda de bola de Pimenta dentro da área. O médio preferiu fintar em vez de aliviar o esférico e o Fátima aproveitou a facilidade. Igor Araújo ainda fez duas defesas de elevado grau de dificuldade, mas não conseguiu travar o terceiro remate, de Duarte.
Pouco depois David Simão, de livre, atirou por cima. Basílio, em resposta a uma assistência de Monteiro, ainda assustou o guardião Nene e fez a bola passar junto ao poste.
Serranos atiram bola à trave, marcam dois golos e reclamam penálti
O regresso dos balneários trouxe um Sporting da Covilhã mais acutilante, embora uma partida jogada a um ritmo muito lento nos minutos iniciais. Após o minuto 51, a entrada do médio-defensivo Sufrim para o lugar do central Hammes, o meio-campo serrano ganhou consistência.
Aos 54 minutos o serrano Dani atirou de muito longe a rasar a trave. A seguir a esse primeiro teste Dani acabou por igualar o encontro, cinco minutos depois. Na marcação de um livre Pimenta bombeou a bola para a área onde o médio do Sporting da Covilhã, de costas para a baliza, cabeceou certeiro para o fundo das redes.
Quando estavam jogados 64 minutos o forasteiro David Simão rematou ao lado. Passados seis minutos, na marcação de um livre, Monteiro fez a bola subir em arco por cima da barreira e acertar com estrondo na barra.
Numa altura em que os Leões da Serra estavam a ser a equipa mais ofensiva e mais esclarecida, foi o Fátima quem marcou, por intermédio de Sami, aos 77 minutos, quando o regressado Paulo Vaz já estava em campo. Logo a seguir Monteiro teve uma ocasião soberana para facturar. Dentro da área, em zona frontal, só tinha de encaminhar a bola para a baliza, mas deixou-a fugir pelo meio das pernas. Ao minuto 84 Edgar empatou, com uma cabeçada em resposta a um canto marcado por Pimenta do lado direito.
Já em cima do tempo regulamentar Basílio queixou-se de ter sido empurrado no coração da área e os colegas instantaneamente levantaram os braços a pedirem grande penalidade, mas Bruno Paixão nada assinalou.
(Texto completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Fátima / Covilhã / Sporting / bola / minutos / Empate / Liga / Honra / Monteiro / minuto
Entidades
Duarte / Dani / Sami / Fátima / Edgar
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Sporting da Covilhã não vence há cinco jornadas...
Dois golos de Dani na vitória frente ao Belenenses...