NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Judeus têm rabino

2010-08-25

00:00    00:00

Elisha Salas vem ensinar hebraico.

A Comunidade Judaica de Belmonte voltou a ter rabino. Desde a última semana que está na vila Elisha Salas, um rabino chileno de 53 anos, que regressa assim a uma terra que bem conhece, já que esta é a sua segunda passagem pela Terra de Cabral, onde foi rabino da Comunidade durante cerca de ano e meio.

Segundo a imprensa israelita, Salas, que tem vivido os últimos anos em Jerusalém, vem para Belmonte ensinar aos judeus a Torah, a cultura judaica e a história deste povo, mas também irá operar em outras zonas do norte do País. Segundo a Comunidade Judaica de Belmonte, são cinco os objectivos do novo rabino: ensinar hebraico, as leis judaicas, assistir as festas religiosas, levar a cabo o Sherita, conduzido pelo próprio, e levar a cabo a leitura da Torah.

António Mendes, presidente da Comunidade Jucaica, diz que depois de vários anos sem rabino e sem quem os ensinasse, os judeus passam a ter agora uma pessoa "importante para congregar judeus que se afastaram, que são judeus mas não se assumiram". António Mendes reconhece que não foi fácil conseguir um rabino e que isso exigiu um esforço económico da própria comunidade.

Na sua primeira passagem por Belmonte o rabino Elisha Salas veio de Israel para ajudar os judeus residentes em Portugal e retomar a história interrompida há 500 anos pela Inquisição. Veio também para ajudar a descobrir os "marranos", pessoas que outrora foram judeus e que se converterem ao cristianismo, para que agora pudessem livremente voltar ao judaísmo.
Elisha Salas trabalhava para a organização "Shavei Israel", que significa: "os que voltam ao povo de Israel". E esteve durante ano e meio na comunidade que mais participa nos serviços religiosos em Portugal. Participou também em algumas realizações públicas, como a feitura de vinhos na Adega da Covilhã, de índole kosher, bem como azeite no lagar de Penamacor.
Recorde-se que em 1986 foi oficialmente criada a Comunidade Judaica de Belmonte cuja sinagoga viria a ser inaugurada em 1997. Na Terra de Cabral, os judeus também têm cemitério próprio.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Comunidade / Salas / Belmonte / rabino / Judeus / Judaica / Elisha / Israel / Torah / terra

Entidades
Elisha Salas / António Mendes / Comunidade / Comunidade Judaica de Belmonte / Sherita

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Judeus aprendem hebraico

Pela primeira vez, na Terra de Cabral...

Turismo judaico sem comida

Falta oferta na restauração kosher...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL