Comunidade Terapêutica reconhecida.
A Comunidade Entre Pontes- Casas de Santiago, localizada na zona do Parque Empresarial de Belmonte, recebeu na passada quinta-feira, 21, o certificado de qualidade da Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Um passo importante, segundo os responseis da instituição, que vem assim comprovar o trabalho desenvolvido nos últimos anos na recuperação de diversas dependências de utentes que ali recorrem com problemas de droga ou alcoolismo, entre outros.
Segundo relatório estatístico de 2008, em que a instituição tinha 102 utentes, a maioria de sexo masculino, os principais "utentes" eram pessoas entre os 30 e 39 anos, a maioria (mais de 50 por cento) solteiros a viverem na dependência de pais. A principal droga que leva ali pessoas é a heroína e ali chegam 29 por cento de pessoas que se tentam tratar pela primeira vez. Em 2008, dos utentes que ali estiveram, 11 por cento tinha VIH, e 37 por cento dos utentes sofriam também de hepatite C. Nesse ano, 72 por cento dos utentes consegui concluir com sucesso o processo terapêutico e desses mais de 70 por cento mantinham-se abstinentes da droga que os tinham levado lá.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Casas / Santiago / Comunidade / utentes / Certificado / qualidade / APCER / Pontes / Belmonte / Certificação
Entidades
Comunidade Terapêutica / A Comunidade Entre Pontes- Casas de Santiago / Associação Portuguesa de Certificação / APCER / Parque Empresarial de Belmonte
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na Cova da Beira, por ano, surgem 120 novos casos...