Em 2012.
Número foi indicado pelo director regional de Segurança Social, Melo Bernardo.
No distrito, no ano passado, foram servidas mais de 78 mil refeições sociais, quase 24 mil no concelho da Covilhã, que tiveram uma comparticipação da segurança Social no valor de 60 mil euros. "As cantinas sociais são uma realidade. Estamos a dar esse apoio através das instituições", informa Melo Bernardo, que apela a quem esteja em dificuldades para que peça ajuda.
Enquanto há poucos anos o Rendimento Social de Inserção (RSI) estava associado a pessoas mais marginalizadas da sociedade, actualmente há beneficiários que até há pouco tempo tinham a vida estabilizada, mas que, sobretudo devido a situações de desemprego, deixaram de conseguir ter rendimentos, disse ao NC Melo Bernardo, director regional da Segurança Social, à margem do seminário sobre oportunidades na economia social na estratégia Europa 2020.
"Há cinco, seis anos, quando se falava em RSI, pensava-se em franjas da população mais marginalizadas ou mais afastadas da comunidade. Hoje não é assim. Hoje tem uma grande componente de pessoas que numa situação normal estaria a trabalhar, pessoas que até à pouco tempo tinham uma vida estabilizada", acentua Melo Bernardo, que sublinha o "aumento significativo" registado na atribuição do apoio social e também dos pedidos de ajuda.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Bernardo / Social / Segurança / Melo / Covilhã / refeições / RSI / serviu / pessoas / carenciados
Entidades
Melo Bernardo / RSI / Segurança Social / Covilhã / NC Melo Bernardo
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Número de pessoas a pedirem insolvência cresce no distrito...
No distrito de Casrtelo Branco...