NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Três mil euros para Banco Alimentar

2010-11-04

00:00    00:00

Verba angariada no jantar solidário.

Pela segunda vez a Quinta da Hera voltou a organizar o Sabor Solidário, jantar cujas receitas revertem para uma instituição. Apesar de o número de participantes ter sido o mesmo, a verba angariada quase duplicou. Ao Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira foram entregues cerca de três mil euros, destinados a colmatar alimentos em falta no armazém.

Embora o objectivo fosse ter mais que as 80 pessoas presentes, Nuno Dias, gerente do restaurante, mostrou-se satisfeito com a receita conseguida. "Sentimo-nos bem a ajudar", refere o responsável pela iniciativa, que anunciou a repetição do Sabor Solidário no próximo ano, em benefício da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã. "É uma instituição que está com projectos em curso e precisa da ajuda de todos", salienta Nuno Dias.

O dinamizador do Sabor Solidário sublinha que, embora algumas pessoas tivessem avisado não poder estar presentes, fizeram questão de pagar o jantar, dando assim o seu contributo. Tal como alguns fornecedores, que também se quiseram associar.

Receita "superou as expectativas"
Paulo Pinheiro, presidente do Banco Alimentar da Cova da Beira, manifestou-se satisfeito. "Isto significa que podemos ter força para continuar porque sabemos que não estamos sozinhos, sabemos que há gente que percebe a nossa missão", acentuou.

Os cerca de três mil euros conseguidos, verba que "superou as expectativas", serão inteiramente orientados para a compra de alimentos. Nesse sentido, já se iniciaram negociações com empresas da região do ramo alimentar para tentar a compra desses bens a preços não comerciais.

Segundo o presidente do Banco Alimentar as dádivas fora das duas campanhas anuais diminuíram e a organização não tem capacidade para dar resposta a todas as necessidades. Actualmente, através das associações que apoia, o Banco Alimentar da Cova da Beira ajuda 4208 pessoas. "Já não conseguimos ir mais longe".

A próxima campanha de recolha de bens nos hipermercados, que conta com cerca de 400 voluntários, está agendada para os dias 27 e 28 de Novembro e Paulo Pinheiro está confiante no sucesso da acção. O objectivo é atingir resultados próximos dos melhores de sempre, a rondar as 45 toneladas. "As pessoas habituaram-nos a que quanto maior a crise, quem não a sente ou não a sente tanto, menos se retrai a ajudar", refere. Face ao ano difícil que se avizinha, Paulo Pinheiro está confiante na generosidade da população da região.

Casa do menino Jesus arranjou sala de estar
No ano passado, a primeira vez que Nuno Dias organizou o Sabor Solidário, a Casa do Menino Jesus foi a instituição contemplada. Paulo Lopes diz que os 1700 euros entregues foram gastos na melhoria da sala de estar e uma ajuda para a compra dos presentes de Natal das utentes.

António Marques, da APPACDM, próxima beneficiária do Sabor Solidário, diz-se honrado com a notícia de que a instituição a que preside foi lembrada. "É mais uma atitude solidária vinda da Covilhã, que já nos habituou a coisas destas". O dinheiro que possa vir a ser angariado será totalmente encaminhado para as obras da nova sede, que está neste momento a concurso.

Para além da receita do jantar, em que cada pessoa pagou 20 euros, foram conseguidos mais 960 euros no leilão de camisolas autografadas oferecidas pelo Sporting da Covilhã, uma bola, de uma camisola assinada pela selecção nacional de futebol, de um arranjo floral e de um quadro da autoria de Artur Aleixo, arrematado pelo empresário António Lopes.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
solidário / Sabor / Alimentar / Banco / euros / Verba / Hera / Nuno / Paulo / Cova

Entidades
Nuno Dias / Paulo Pinheiro / Casa do Menino Jesus / Paulo Lopes / António Marques

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Fome não pára de aumentar

Pedidos de ajuda ao Banco Alimentar contra a fome da Cova da Beira não páram de aumentar. Em sentido...

Crise trava ajuda à fome

Banco Alimentar da Cova da Beira recolhe menos alimentos...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL