NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Selecção ajuda idosas a passar o tempo

2010-05-20

00:00    00:00

Na Biquinha, divertem-se a ver "os da bola".
Algumas dezenas de pessoas aglomeram-se entusiasmadas à porta do estádio onde a selecção portuguesa de futebol treina à porta fechada. Alzira e Rosa estão ali todos os dias, agora curiosas com toda a agitação em torno do campo.

Alzira Bica, de 86 anos, vai agitando a bandeira nacional, de plástico, que lhe foi entregue por uma marca patrocinadora da selecção. É habitual ir com as amigas apanhar sol para a entrada do Estádio Santos Pinto, mas os últimos dias têm sido atípicos.

"O meu genro já me tinha dito que vinham aí os da bola, mas não sei quem são", confessa. À volta, há cabos esticados no chão, carros de exteriores dos canais de televisão, jornalistas, polícia, um número significativo de seguranças e todo um cenário pouco habitual.

"Não é normal esta confusão, mas não estorvam, não nos fazem diferença. Até ficamos contentes, porque é uma distracção", refere Alzira Bica, residente no bairro junto ao campo de futebol.

Revela o gosto por futebol, só que não sabe ao certo o que "os da bola" estão a fazer na Covilhã. Embora tenha uma certeza: "É uma coisa boa para nós, tenho visto falarem na televisão", sublinha, com o queixo encostado à bengala e com o xaile castanho a protegê-la do vento serrano.

A poucos metros onde a equipa das quinas treina, não sente curiosidade em espreitar para o relvado. Embora tenha durante a vida ido ali a alguns jogos de futebol. Por exemplo quando vendia almofadas a um escudo, para o público se sentar, ou rebuçados.

Ao lado, com a bandeira no colo, está Rosa Pinto Oliva, 70 anos. "Venho para aqui ver a vida passar". Entre comentários desconexos, lá vai dizendo que gosta de ver tanta gente à volta, tal como em dias de jogo das camadas jovens do Sporting da Covilhã, porque "o tempo passa mais depressa".

Amanhã, como nos dias seguintes, a rotina será a mesma, caso o sol brilhe. Estarão sentadas na mesma pedra, mas na companhia de uma terceira amiga que já foi para casa, com ou sem a presença do circo mediático que a selecção portuguesa de futebol arrasta consigo.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
porta / Biquinha / Selecção / futebol / Alzira / bola / estádio / Bica / divertem-se / fechada

Entidades
Alzira / Rosa / Alzira Bica / Rosa Pinto Oliva / Sporting da Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

A montra dos não convocados

No Centro Histórico da Covilhã...

Neve vende mais que a equipa das Quinas

Comerciantes dizem que neve é melhor para o negócio...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL