Em vez de sermos reactivos aos problemas, devemos ter a capacidade de os antecipar.
Todos estamos conscientes que atravessamos um período muito complicado. Diariamente ouvimos falar de crise, desemprego, aumento de impostos, cortes de subsídios, planos de austeridade… o medo e a incerteza pairam no ar. O nosso cantinho do paraíso parece estar a passar por mudanças radicais, mas quantos de nós, em vez de dizer que isto está mau por culpa dos outros, definimos para nós próprios uma estratégia para fazer face a todas estas realidades?
Isto faz-me recordar uma história… um dia, um sábio passeava por uma floresta com o seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre. Chegados ao local constataram a pobreza do lugar. A casa não tinha sequer as condições básicas e os moradores, um casal e três filhos, vestiam roupas rasgadas e sujas. O sábio aproximou-se do pai daquela família e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Então, como é que o senhor e a sua família sobrevivem aqui?". O senhor calmamente respondeu: "Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto vendemos e com a outra parte produzimos produtos para nosso consumo. Assim, vamos sobrevivendo". O sábio agradeceu a informação, despediu-se e partiu. No meio do caminho, voltou-se para o seu fiel discípulo e ordenou: "Aprendiz, atire a vaquinha pelo precipício abaixo!". O jovem arregalou os olhos espantado e cumpriu a ordem… empurrou a vaquinha colina abaixo e viu-a morrer.
Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo e voltar àquele local para pedir perdão à família e ajudá-la. Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito e algumas crianças a brincar no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela pobre família tivera que vender o sítio para sobreviver. Chegado ao local, foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou pela família que ali morava há uns quatro anos, ao que o caseiro respondeu: "Continuam a morar aqui". Espantado viu que se tratava das mesmas pessoas que visitara com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao dono: "Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem na vida?". O senhor entusiasmado respondeu-lhe: "Nós tínhamos uma vaquinha que caiu pelo precipício abaixo e morreu. Desde esse dia tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim, alcançamos o sucesso que os seus olhos vêem agora".
Para enfrentar todas as mudanças pelas quais vamos ter de passar, quantos de nós pensámos em arranjar fontes de rendimento suplementares, alterar o nosso tipo de vida, esforçarmo-nos mais na nossa empresa trazendo ideias novas e sugestões de melhoria… No meio de tantas mudanças, talvez tenha chegado o momento de atirarmos a nossa vaquinha pelo precipício abaixo, repensarmos o que podemos fazer para melhorar a situação e, em vez de sermos reactivos aos problemas, termos a capacidade de os antecipar e pela primeira vez… colocarmos o carro à frente dos bois.
Autor
Cristela Bairrada
Categoria
Opinião
Palavras-Chave
vaquinha / família / abaixo / senhor / sítio / sábio / precipício / Ponha / devemos / complicado
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Quem tem poder, pode e actua e saca sem olhar às consequências, magoando e destruindo...
Safa, nem uma simples garrafa de água são capazes de vender ali, num dia de tanto calor…...