NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Covilhã recusa fecho de escolas

2010-07-14

00:00    00:00

Diz que escolas de acolhimento não têm condições para acolher alunos.

A Câmara da Covilhã não quer nenhuma escola do concelho encerrada este ano lectivo. A autarquia enviou uma carta, esta segunda-feira, 12, dirigida a Helena Libório, directora Regional de Educação do Centro, a dar conta da sua posição quanto ao assunto.

Na missiva assinada por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal, e que surge no seguimento da reunião entre o município e a Direcção Regional de Educação do Centro, no início do mês, o município argumenta que "as actuais escolas (Salas de Apoio) têm melhores condições que as escolas de acolhimento". Carlos Pinto fala ainda num "compromisso da DREC (…) de que estas escolas (Salas de Apoio) funcionariam até à construção/requalificação/ampliação dos respectivos Centros Escolares", para justificar a sua posição.

Tendo em conta as declarações de Isabel Alçada, ministra da Educação, nas quais era expresso que as escolas com menos de 21 alunos só encerrariam se as respectivas autarquias concordassem, a Covilhã pode estar com um pé fora do mapa de encerramento de escolas.

Contudo, o autarca covilhanense diz estar disposto "a analisar o procedimento sobre a matéria e um eventual acordo – ponderadas as circunstâncias supra – com efeitos a partir de 2011/2012".

No próximo ano lectivo, as escolas da freguesia do Barco, Coutada, São Jorge da Beira, Ourondo, Casegas e Vales do Rio podem voltar a passar por um cenário de encerramento. Em caso de fecho, os alunos das seis escolas em causa passarão a ter aulas no Tortosendo e Paul.

Também os vereadores socialistas Vítor Pereira e João Correia já haviam, em Junho, discordado da intenção do Governo."Não é possível criar uma política credível de desenvolvimento do Interior se começarmos a deitar abaixo alguns aspectos estruturantes", frisou, na época, João Correia.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
escolas / Educação / Covilhã / Câmara / Regional / Centro / Salas / Pinto / alunos / acolhimento

Entidades
Helena Libório / Carlos Pinto / Isabel Alçada / Vítor Pereira / João Correia

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã tem oito escolas em risco

Sinalizadas pelo Ministério da Educação para fecharem portas. Autarquia rejeita...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL