Cooperativas de Covilhã e Fundão esperam qualidade e quantidade.
Setembro é mês de vindimas. Assim é também na Cova da Beira onde as duas adegas mais representativas, a do Fundão e a da Covilhã, esperam este ano vinhos de qualidade.
No Fundão, onde a campanha começou dia 7, prolongando-se por 40 dias, a perspectiva, segundo o presidente da direcção da Adega Cooperativa, é de uma "boa colheita", quer em termos de qualidade, quer em termos de quantidade. Estão inscritos na Adega três milhões de quilos de uva. Ou seja, com estes números, o aumento será de cerca de 30 por cento ao nível da produção.
A campanha, devido ao estado de maturação das uvas, começou um pouco mais tarde que o habitual. A Adega tem uma capacidade de recepção de cerca de 150 toneladas diárias, mas enviou uma circular aos associados de modo a organizarem-se para que não vão todos à Cooperativa nos mesmos dias. No entanto, é ao fim-de-semana que mais gente se acumula, já que na região a maioria dos produtores organizam a colheita do fruto com a ajuda dos familiares. A Adega tem cerca de mil associados dos concelhos do Fundão, Idanha, Penamacor, Proença, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
Na Covilhã, a campanha começou mais tarde. Só esta segunda-feira a Adega começou a receber as primeiras uvas. Estima-se que este ano entrem na Cooperativa cerca de um milhão e quinhentos mil quilos, o que implica um acréscimo em relação aos últimos anos, onde têm entrado, por norma, cerca de um milhão e 200 mil quilos. O presidente da Adega, Matos Soares, já disse que este ano se espera vinho "de boa qualidade".
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Adega / Fundão / Covilhã / Setembro / qualidade / cerca / esperam / Cooperativa / Adegas / começou
Entidades
Cooperativas de Covilhã / Cooperativa / Fundão / Setembro / Cova da Beira
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Adega do Fundão espera boa colheita este ano...
Produção este ano será menor na Beira Interior...