NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Orçamento aprovado

2010-12-16

00:00    00:00

Pela Assembleia Municipal.

"É um documento pobre e de braços caídos". Foi assim que a bancada do PSD, na Assembleia Municipal de Belmonte, pela voz do deputado Acácio Dias, classificou o orçamento da autarquia para 2011, que contudo foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados socialistas, do presidente da Junta de Freguesia de Colmeal da Torre, Paulo Gonçalves (PSD) e votos contra da CDU e PSD.
Um documento de cerca de 11 milhões de euros que tem como obras prioritárias a construção do Lar de Caria e do Centro Educativo da mesma localidade. Mas que, segundo Acácio Dias, "não contraria a crise. E é nos momentos difíceis que se criam estratégias" salienta o deputado, que diz que assim o executivo "limita-se a gerir dinheiros da administração central". O PSD diz que orçamento se fica pela "conclusão de obras que já se estão a realizar" e de obras que "dependem de candidaturas e apoios". Por isso, "não apresenta soluções para resolver os problemas do concelho".
Já a deputada comunista Dulce Pinheiro, viu como positivo o corte em vendas de bens de investimento, o que revela que o documento é "mais condizente com a realidade", mas criticou os cortes nos apoios à natalidade, na construção de equipamentos para a infância ou na educação pré-escolar. Também a falta de verbas para o Centro Educativo de Caria foram alvo da deputada, que diz que o orçamento poderia ser melhor e que duvida que seja exequível. Por isso, o voto contra da CDU.
Já pelo PS, o deputado Evaristo Duarte salienta a aposta na educação e nos apoios sociais, e diz que há mérito em ver "tanta obra num município tão pequeno".
O autarca Amândio Melo explica que "com muito ou pouco dinheiro, se as obras não estiverem no Orçamento não as poderemos candidatar a apoios. Ficava pendurado em duas ou três obras" afirma, para dar como exemplo, no ano passado, o Julgado de Paz que quase não tinha dotação financeira e que "já está a funcionar". "Há uma série de mecanismos que temos que gerir no dia-a-dia" assegura. "De certeza que não vamos fazer todas as obras, mas havemos de fazer algumas" afirma o autarca belmontense, que promete uma forte aposta na acção social.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
PSD / Assembleia / Municipal / Orçamento / documento / Acácio / aprovado / deputado / CDU / Caria

Entidades
Acácio Dias / Dulce Pinheiro / Evaristo Duarte / Amândio Melo / PSD

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Orçamento mais magro

Em 2011, na Covilhã...

Lar e Centro Educativo de Caria prioritários

São as prioridades do Plano e Orçamento de 2011...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL