AAUBI e Câmara retomam relações

2010-04-07

Depois das críticas por falta de apoio à Semana Académica, estudantes e autarquia fizeram as pazes.

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) já resolveu o diferendo com a Câmara da Covilhã, depois de na quinta-feira da semana passada os estudantes terem anunciado estarem de "relações suspensas" com a autarquia, por esta se ter recusado a disponibilizar apoio logístico para a realização da Semana Académica, que começou na passada segunda-feira e decorre até sábado.

Os dirigentes estudantis acusaram a edilidade de negar "apoio logístico vital para o normal decorrer desta festividade". Por isso decidiram, ao contrário do que estava acordado, que a comunidade estudantil não iriam receber a selecção nacional de forma organizada, aquando do estágio de preparação para o Mundial de Futebol na Covilhã, em Maio.

Rui Garcia, à frente da comissão de gestão da AAUBI até Outubro, altura para que estão previstas eleições, pediu "desculpa" à equipa das quinas por esta "não vir a ser recebida condignamente e em espírito académico". "Vemo-nos demitidos da obrigação de participar de forma organizada nas actividades programadas para a recepção da selecção nacional", frisou o responsável pela Casa Azul.

Em conferência de imprensa a Associação Académica contava ter pedido, como habitualmente, algum equipamento à autarquia. No caso três quadros eléctricos e quatro barracas para a venda de bilhetes. "O pedido veio indeferido. Foi-nos negado por falta de pessoal, mas soubemos que vai ser disponibilizada uma banca igual a um privado para o mesmo evento. A AAUBI não teve o mesmo tratamento que o particular", queixava-se Rui Garcia.

"Base de entendimento para o futuro"

Entretanto, no fim-de-semana, a situação foi clarificada. Segundo Rui Garcia criaram-se "canais de comunicação mais directos" e ficou a saber que as barracas estavam a ser utilizadas no Acampamento da Neve e a autarquia não tinha funcionários especializados durante estes dias para montarem os quadros eléctricos. Já as licenças necessárias para a Semana Académicas, tinham sido emitidas na semana passada, embora nem a AAUBI nem o executivo tenham sido informados.

"Durante todo o fim-de-semana a Câmara mostrou-se disponível, a situação foi toda desbloqueada", salienta Rui Garcia, apesar de as barracas próprias já estarem encomendadas e terem recorrido a privados para tratar dos quadros eléctricos.

Rui Garcia diz que, como compensação, não espera ver o organismo que dirige compensado com ajuda financeira, até porque diz que a edilidade não anda a nadar em dinheiro, mas acrescenta. "Espero termos uma base de entendimento para no futuro a AAUBI receber apoios como acontece com as outras associações do concelho".

(Notícia completa na edição papel)

Ana Ribeiro Rodrigues

Local Covilhã

AAUBI / Garcia / Semana / Académica / Rui / relações / estudantes / Interior / Universidade / Beira