A PJ da Guarda, em cooperação com as autoridades espanholas, colocou um ponto final numa situação de escravatura em Espanha. As vítimas residiam na Guarda.
A Polícia Judiciária da Guarda conclui uma investigação, que contou com a colaboração das autoridades espanholas, por tráfico de pessoas, sequestro e escravidão.
Segundo a PJ, "foram recolhidos diversos indícios da prática, por parte de um homem de nacionalidade portuguesa, 27 anos, dos crimes de tráfico de pessoas, sequestro, escravidão e de ofensas à integridade física". Os factos remontam ao período de tempo entre 2006 e 2009.
O suspeito, natural da região da Guarda, que foi constituído arguido, é suspeito de ter recrutado "diversos cidadãos portuguesas para irem trabalhar em actividades agrícolas em Espanha sempre com a promessa de bons salários e boas condições de alojamento e de alimentação".
"Os trabalhadores recrutados eram transportados para Espanha pelo próprio arguido que lhes retirava os documentos de identificação e os obrigava, mediante coação e com recurso a ofensas à integridade física, a trabalharem de sol a sol sem que depois lhes entregasse qualquer retribuição pelo seu trabalho, impedindo-os, ainda, de regressarem a Portugal", explica a PJ em comunicado.
As vítimas, quatro homens, actualmente com idades compreendidas entre os 21 e os 27 anos de idade, residentes, na altura, na zona da Guarda, não eram naturais da cidade egitaniense.
Os homens foram mantidos alojados "em locais sem o mínimo de condições de habitabilidade e higiene".
O inquérito foi remetido ao Ministério Público com proposta de dedução de acusação.
Já em 2009, a PJ tinha remetido para o MP um caso semelhante. Na altura, os três suspeitos, pai, mãe e filho, naturais da zona do Fundão, a viverem em Espanha, terão aliciado nove trabalhadores portugueses entre os 20 e 40 anos para trabalhos agrícolas no país vizinho. Entre as vítimas encontravam-se covilhanenses e fundanenses.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Guarda / Espanha / espanholas / autoridades / vítimas / Trabalhadores / eram / pessoas / sequestro / colocou
Entidades
PJ da Guarda / Guarda A Polícia Judiciária da Guarda / PJ / Espanha / Guarda
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Toda a história no NC desta semana...
Em Castelo Branco...