NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Penamacor é campeão distrital

2011-05-04

00:00    00:00

Turma raiana ganha 1-0 à Atalaia e assegura título.
Em Penamacor disputava-se o jogo da jornada. A ADEP precisava de uma vitória para garantir, só por si, a conquista da Liga Covifil mas, do outro lado, apresentava-se uma Atalaia sem suplentes no banco e com um guarda-redes (Ivan Torres) a jogar a ponta-de-lança, mas que desde cedo mostrou que não estava ali para participar da festa. Os pupilos de João Trindade, encheram-se de brio e dificultaram ao máximo a tarefa dos comandados de Hugo Andriaça.
Os locais não conseguiram evitar a ansiedade e, sobretudo durante a primeira parte, acusaram um nervosismo pouco comum. A equipa mostrou-se algo apática no ataque e muito permissiva no meio-campo que, ao contrário do habitual, não prestou o devido auxílio à defesa.
Assim, foi sem surpresa que, aos 17 minutos, os visitantes criaram a primeira oportunidade flagrante de golo, com Fábio Brito a servir Ivan Torres que, a um metro da linha de golo, falhou a emenda por uma "unha negra".
A turma raiana, apesar da maior posse de bola, não mostrava capacidade para responder e apenas por uma vez criou perigo junto da baliza de Hugo: Esquivas, isolado, demorou demasiado a rematar e permitiu a recuperação de Ivan que com um corte na "hora H" impediu o golo dos locais.
De resto, e até ao intervalo, foram os forasteiros que tiveram as melhores oportunidades, com Fábio Brito e Janilson, de meia-distância, a testarem a atenção do guarda-redes Oleh.
Andriaça, descontente, lançou Patriarca ainda no decorrer da primeira metade, e Ângelo na abertura do segundo tempo. A qualidade do jogo melhorou momentaneamente e, com um recomeço avassalador em que os locais conseguiram empurrar a Atalaia para a sua área, o golo acabaria por surgir. Graça e Ricardo Costa já tinham ameaçado, mas acabou por ser o artilheiro Manoel a desbloquear o marcador. Meio golo, no entanto, pertence a Esquivas que, pela direita do ataque, tirou dois adversários do caminho e cruzou junto à bandeirola de canto. Ao segundo poste, Manoel saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para aquele que seria o único golo da partida e que acabaria por valer o título.
A Atalaia, porém, não baixou os braços e, embora as forças começassem a faltar, ainda esteve muito perto da igualdade. Um empate que só não aconteceu porque o poste substituiu Oleh e "defendeu" o remate de Ivan, aos 56 minutos, depois de um cruzamento perfeito de André Cunha.
Os raianos perceberam o aviso e começaram a recuar no terreno na tentativa de defender a preciosa vantagem e a expulsão de Manoel, com o segundo amarelo, depois de ter introduzido a bola na baliza contrária com a mão, só veio acentuar a preocupação defensiva dos homens de Andriaça. Ainda assim, foram de novo os atalaienses a estar perto do golo, mas Janilson, aos 78 minutos, não fez melhor que Ivan e também acertou no poste.
Depois, seguiram-se 15 minutos de um futebol pouco emotivo, com um Penamacor mais preocupado em conservar a vantagem, e com uma Atalaia já sem forças para contrariar os anfitriões.
A Atalaia pode queixar-se de alguma falta de sorte e até merecia mais qualquer coisa do jogo pela excelente atitude demonstrada. O Penamacor foi, no entanto, mais eficaz e soube sofrer para aguentar o resultado até ao último apito de Tiago Gonçalves. De resto, a arbitragem, apesar de alguns erros, acabou por não ter influência no resultado. A expulsão de Manoel não merece qualquer reparo. Já o segundo amarelo a Janilson parece algo exagerado.
No final, os raianos fizeram a festa quatro anos depois da conquista do último campeonato distrital.
(Texto completo na edição papel)



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
Atalaia / Ivan / golo / Manoel / Penamacor / Andriaça / minutos / Janilson / Torres / Hugo

Entidades
Turma / Ivan Torres / João Trindade / Hugo Andriaça / Fábio Brito

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Algarve muito quente para o leão

Na primeira parte o Covilhã equilibrou...

Tulipa perde na estreia

Covilhã derrotado em casa pelo Santa Clara...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL