Covilhanense Nuno Coelho confirmado no Benfica.
Época 2003/2004. O Sporting da Covilhã, que na época anterior tinha assegurado a manutenção na Liga de Honra, continua neste escalão mas tem um início de temporada horrível, com nove derrotas nos nove jogos inaugurais. Só à décima jornada o "leão da Serra"pontua, com um empate em Chaves. Nas últimas jornadas, já com a descida à vista, João Cavaleiro, técnico que tinha sido bem sucedido na temporada anterior, aposta na valorização de alguns jogadores da "cantera serrana", de onde salta, com apenas 16 anos, para a primeira equipa, o jovem Nuno Coelho. Passados oito anos, o jovem natural da Covilhã é notícia na imprensa nacional por ter sido confirmado como novo reforço do Sport Lisboa e Benfica.
Esta é a história de um jovem que nasceu "leão da Serra", que passou a dragão e que agora vira águia. Se calhar, muitos já nem se lembrarão quando é que, pela primeira vez, Nuno experimentou os palcos do futebol profissional. Foi a 14 de Março de 2004, no campo do recém-despromovido à Segunda Divisão B, Varzim. O Covilhã, já em situação muito aflitiva na tabela, viajava à Póvoa a precisar de pontos. Esteve a perder, mas na segunda parte empatou, por intermédio de Tarantini, hoje um jovem que também está na Primeira Liga, no Rio Ave. Aos 87 minutos, João Cavaleiro dá ordem de substituição. Sai o autor do golo e entra o miúdo de 16 anos: Nuno Coelho. Nas jornadas seguintes o Covilhã acumula maus resultados e a descida é confirmada na 31ª ronda, quando os serranos, em casa, perdem com o Marco (que já nem tem futebol) por 1-2. Com tudo já decidido, João Cavaleiro aposta, na jornada seguinte, a 25 de Abril de 2004, em Setúbal, frente ao Vitória, em Nuno Coelho para o centro da defesa, onde apesar da derrota por 2-1 até realiza uma exibição segura e agradável. Sai aos 61 minutos para dar lugar a Nélson. Na Maia, na ronda seguinte, faz mais dois minutinhos e na última ronda, na Vila das Aves, onde o Covilhã ganha por 0-3, joga a titular até ao minuto 57, altura em que é substituído por Dani.
Já com Fanã ao leme da equipa serrana, na época seguinte, o jovem Nuno inicia a pré-temporada e faz a primeira parte do campeonato, na Segunda Divisão B, num ano em que o Covilhã consegue subir de divisão. Mas no mercado de Janeiro, já depois de muita especulação, transfere-se para o Futebol Clube do Porto, onde integra a equipa B dos dragões. Regressa em Maio à Covilhã para no velho Santos Pinto fazer a festa da subida com os seus ex-companheiros. A partir daí, na Covilhã, só para ver alguns jogos e matar saudades dos familiares. Pois inicia uma epopeia que o levam à selecção B de Portugal, do Porto para Espanha, onde actua no Villareal B; e depois por vários empréstimos a emblemas como o Portimonense, Leiria e mais recentemente à Académica de Coimbra, equipa onde actuou com bom desempenho na temporada passada, o que lhe valeu o passaporte para o Estádio da Luz.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Covilhã / Nuno / Coelho / jovem / Covilhanense / Época / João / Cavaleiro / Benfica / leão
Entidades
Covilhanense Nuno Coelho / João Cavaleiro / Nuno Coelho / Serra / Nuno
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Equipa albicastrense ganha, mas Oriental é que sobe directamente...
Covilhã empata com Setúbal e perde com Gil Vicente...