NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Reconversão do ex-Sanatório pode arrancar este mês

2011-02-02

00:00    00:00

Licença já pedida na Câmara.

A ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, SA - requereu na passada terça-feira, 25 de Janeiro, na Câmara Municipal da Covilhã, a emissão do alvará de licença para a empreitada de adaptação do edifício do antigo Sanatório dos Ferroviários a Pousada, revela a Câmara da Covilhã em comunicado.

A obra da nova Pousada da Serra da Estrela vai ter início nos primeiros meses de 2011, "já que a montagem do estaleiro da obra pode ter início imediatamente" afirma a autarquia.

Neste âmbito, o presidente da ENATUR, Rui Mota, foi recebido, no dia 13 de Janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, e por Pedro Farromba, em representação da Associação de Turismo da Covilhã. O dirigente da ENATUR descreveu ao pormenor o projecto da nova Pousada da Serra e esclareceu como se irá desenvolver o processo, aproveitando a oportunidade para visitar o local da obra.

De referir que o antigo edifício do Sanatório dos Ferroviários, inaugurado a 11 de Novembro de 1944, está implantado na vertente Sul da Serra da Estrela, a uma altitude de 1200 metros, na EN 220, a cerca de seis quilómetros da cidade da Covilhã, em direcção às Penhas da Saúde. Da autoria do Arquitecto Cottinelli Telmo (1897-1948), a construção do Sanatório garantia a exposição solar de todos os quartos, solários e galerias de cura previstos na planta original. O traçado adoptado - disposição em V aberto ao quadrante Sul - era corrente em instalações similares existentes na Europa e correspondia às recomendações técnicas vigentes na época, permitindo proteger a longa fachada dos ventos laterais. Também a imagem do edifício foi, em grande medida, determinada pelas condicionantes funcionais: a proporção geral e o ritmo dos vãos na fachada decorreram das dimensões generosas atribuídas ao pé-direito (suficientes para garantir um adequado volume de ar nos compartimentos) e do módulo definido pela largura dos quartos, que determina a repetição das janelas estreitas e altas que lhes asseguravam a indispensável insolação.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Covilhã / Câmara / Licença / Pousada / ENATUR / Empresa / Serra / Nacional / Janeiro / Municipal

Entidades
Rui Mota / Carlos Pinto / Pedro Farromba / Arquitecto Cottinelli Telmo / Câmara A ENATUR

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Câmara gere castelo

Protocolo com Direcção Regional de Cultura do Centro é assinado no sábado, 15...

Soares da Costa vai transformar ex-Sanatório em Pousada

Obras arrancam em 2011 após décadas de espera...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL