Acidente mata dois jovens

2011-08-24

Em Alcains. Um deles era jogador do BC Branco.

Um violento acidente na Estrada Nacional 352, à saída de Alcains, na direcção de Escalos de Cima, resultou na morte de dois jovens de Castelo Branco, na madrugada da passada sexta-feira, 19.
O futebolista do Benfica e Castelo Branco, Ricardo Pereira teve morte imediata, ao passo que José Carlos Nunes, que sofreu um traumatismo craniano, ainda foi transportado para o Hospital Amato Lusitano e, daí, para Coimbra, de helicóptero. O jovem estudante em Lisboa, que se encontrava a gozar período de férias, ainda resistiu aos ferimentos até ao final da manhã de domingo, mas acabaria por falecer.
Os dois tinham saído à noite com amigos em Castelo Branco, onde residiam, mas ao início da madrugada decidiram ir sozinhos até Alcains, a cerca de 15 quilómetros. No regresso a casa, à saída da vila, poucos minutos depois das 2 horas, perderam o controlo do Wolkswagen Passat em que seguiam e embateram de lado contra o pilar do muro de uma residência.
José Carlos tinha, nessa noite, pedido o carro ao pai, José Lopes Nunes, antigo director da Direcção Geral de Viação de Castelo Branco, e actualmente docente da Escola Superior Agrária, para ir ter com alguns amigos ao Centro Comercial Fórum.
Samuel Teodoro esteve até à uma hora da manhã com os dois amigos e a um passo de os acompanhar. "Eles convidaram-me para vir com eles, mas eu recusei porque não queria gastar dinheiro". Apesar de a atitude, provavelmente, lhe ter salvado a vida, o jovem de 18 anos assegura não conseguir deixar de pensar que "se tivesse vindo com eles, se calhar isto não acontecia".
As autoridades inclinam-se para excesso de velocidade como causa principal do acidente que vitimou os dois jovens.
Ricardo e José Carlos foram colegas nas camadas jovens do Desportivo de Castelo Branco. Ricardo acabaria, há dois anos, por se transferir para o Benfica albicastrense, ao passo que o amigo deixara o futebol.
António Machado, presidente do Benfica CB, descreve Ricardo como um "jovem dedicado, humilde que fazia parte dos planos do clube". Tinha sido promovido este ano à equipa sénior ainda com idade de Júnior.

Alexandre Salgueiro

Local Castelo Branco

Branco / Castelo / Alcains / José / Carlos / Acidente / Ricardo / jovens / Benfica / Nunes

Ricardo Pereira / José Carlos Nunes / José Carlos / José Lopes Nunes / Samuel Teodoro