Jovem morre atropelado na sequência de brincadeira

2011-07-27

Em Proença-a-Nova.
Um jovem faleceu na madrugada do último sábado, 23, em Proença-a-Nova, vítima de um atropelamento em pleno Itinerário Complementar (IC8). António Martins, de 17 anos, foi colhido pelo carro de um amigo, ao que tudo indica, na sequência de uma brincadeira que deu mau resultado.
O acidente ocorreu, perto das 2h40 da manhã, entre os dois nós de acesso do IC8 a Proença-a-Nova, à saída de uma curva com pouca visibilidade.
GNR e Polícia Judiciária ainda prosseguem diligências no sentido de apurar as circunstâncias da morte do jovem mas, tudo aponta para que António, em conjunto com um grupo de três ou quatro amigos, se encontrasse na berma numa brincadeira perigosa em que ameaçavam atravessar a estrada sempre que surgia um carro na curva.
Uma brincadeira que não é estranha a alguns populares da zona que asseguram já terem assistido a um grupo de jovens "a tourear os carros no IC8" obrigando os condutores a "travar abruptamente ou a fazerem guinadas perigosas".
As autoridades locais suspeitam que o grupo filmava a brincadeira para posteriormente colocar os vídeos na internet.
Hugo Catarino, de 22 anos, também natural de Proença, seguia no seu carro no sentido Sertã-Castelo Branco, com mais três passageiros, quando foi confrontado com a situação. Não conseguiu evitar o choque e acabou por atropelar o jovem que, por acaso, até era seu colega de escola e amigo.
Quanto aos amigos que estariam com a vítima no local, terão fugido e abandonado António. O condutor do veículo, no entanto, revela que "ninguém no carro viu outras pessoas no local logo após o acidente".
Uma das ocupantes do veículo, estudante de enfermagem, ainda terá medido a pulsação de António Martins e detectado sinais vitais. Os bombeiros de Proença, que chegaram em poucos minutos ao local, tentaram a reanimação durante cerca de 25 minutos, mas o jovem acabaria por falecer no local. Segundo testemunhas, o carro envolvido no acidente "ficou com a frente completamente desfeita" e foi apreendido pela GNR para investigação. O INEM de Proença-a-Nova chegou ao local cerca de cinco minutos depois de os ocupantes do carro terem dado o alerta.

Estudantes em Castelo Branco

Hugo Catarino, de 22 anos, vinha de Abrantes, com um primo e uma colega, de uma reunião de Escuteiros. Iam levar a amiga à localidade de Pedra de Altar e regressar, depois, a Proença-a-Nova. "Tudo aconteceu muito depressa. O vulto surgiu à minha frente e nem tive tempo de travar", descreve.
Apesar de não ter culpa no incidente, a sua angústia aumentou quando se apercebeu quem tinha atropelado: "O acidente já é grave por si, mas quando se trata de um amigo é muito pior", conclui.
Condutor e vítima para além de amigos estudavam ambos em Castelo Branco. António era aluno do 11º ano na Escola Secundária Amato Lusitano, enquanto Hugo era aluno de Engenharia Informática no Instituto Politécnico.
(Notícia completa na edição papel)

Alexandre Salgueiro

Secções Actualidade

carro / António / brincadeira / Complementar / Itinerário / Jovem / acidente / Branco / sequência / amigo