NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Excursão acaba em tragédia no IC8

2013-01-30

00:00    00:00

Vítimas eram de Portalegre.

Onze mortos, 32 feridos. Foi este o balanço trágico de um acidente de viação no passado domingo, 27, de manhã, no IC8, junto ao nó de acesso ao Carvalhal, concelho da Sertã.

Num autocarro, de matrícula espanhola, seguiam 43 pessoas, entre elas sete crianças, que vinham de Portalegre numa excursão a Santa Maria da Feira. Por volta das 8 horas e 30, o condutor do autocarro perdeu o controlo deste, que caiu numa ravina. Apesar do socorro prestado ao sinistro, ao final da manhã estava confirmado o pior cenário: 11 mortes. Todos adultos, com idades compreendidas entre os 50 e 70 anos.

Foram muitos os meios que acorreram ao local (261 operacionais e 97 viaturas,) mas as tarefas de resgate foram dificultadas pelo facto do autocarro estar numa zona de muito difícil acesso. Aliás, acabaria por ser retirado de tarde com recurso a uma grua. Quanto às causas do acidente, estão por determinar, sabendo-se apenas que o autocarro entrou em despiste numa manhã em que a muita chuva marcou presença. No entanto, o presidente da Câmara da Sertã, José Nunes, reconheceu a perigosidade do local, uma descida inclinada a seguir a uma curva. O autarca esteve no local e recordou um outro acidente naquela zona ocorrido há poucos dias para sublinhar a perigosidade do traçado da estrada: "Este é um ponto que já está referenciado, porque é uma descida inclinada a seguir a uma curva, onde esta semana já houve um outro acidente, um despiste também". Perante este cenário, José Nunes afirmou que "a Câmara promete estudar o assunto e fazer uma intervenção no sentido de solucionar a questão e evitar a perigosidade".

(Notícias completa na edição impressa)
Foto: Filipe Pinto

Técnicos da Estradas de Portugal estiveram logo no dia seguinte no local a efetuar peritagens. E o Ministério Público da Sertã anunciou na segunda-feira, 28, a abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente."Na sequência da participação elaborada pela GNR, reportada ao acidente ocorrido ontem domingo, foi registado inquérito nos serviços do Ministério Público da comarca da Sertã, em cujo âmbito se apurarão as causas do acidente", lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.

Os acidentados foram transportados para o centro de saúde da Sertã, e hospitais de Castelo Branco, Coimbra e Abrantes. O IC8 esteve fechado ao trânsito várias horas, reabrindo apenas ao final da tarde.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Sertã / Vítimas / acidente / Portalegre / autocarro / feridos / perigosidade / manhã / causas / José

Entidades
José Nunes / Filipe Pinto Técnicos da Estradas de Portugal / Notícias / GNR / Lusa

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Escapa ileso a queda de 30 metros

Camião cai em viaduto da A23...

Famílias dos GNR mortos na A23 recebem apoio

Acidente trágico, ontem à noite, perto de Belmonte...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL