Por revista norte-americana.
A Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, na Covilhã, foi escolhida pela revista Travel &Leisure como um dos sete destinos relacionados com design mais interessantes do mundo.
Segundo a edição online da publicação norte-americana, dedicada ao turismo e lazer e referente a Janeiro de 2011, a ponte "é uma das mais impressionantes" de entre "as novas pontes pedonais de grande altura" construídas em diferentes pontos do globo.
A obra da autoria do arquitecto Carrilho da Graça, inaugurada em 2009, tem 52 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares), 220 metros de extensão, 4,40 metros de largura e uma estrutura de aço para betão armado com 250 toneladas. A estrutura liga o Bairro dos Penedos Altos ao centro da cidade, reduzindo o percurso que obrigava a contornar as encostas do vale da Carpinteira.
Carrilho da Graça acredita que o enquadramento da ponte, num vale recortado "com a Serra da Estrela em cima e a Cova da Beira em baixo", contribuiu para a distinção. O trabalho em parceria com o engenheiro Adão da Fonseca "foi um desafio interessante: não é fácil fazer experiências em edifícios e aqui conseguimos levar a estrutura até ao limite", acrescenta. A ponte sobre a Ribeira da Carpinteira está ainda nomeada para o prémio Mies van der Rohe (em memória do arquitecto alemão com o mesmo nome) - assim como a intervenção de Carrilho da Graça no Castelo de São Jorge, em Lisboa.
"Esta não é a primeira vez que a ponte é reconhecida por publicações internacionais, que só provam que tínhamos razão quando decidimos construí-la", refere Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. "É a consagração de uma obra, não só pela sua utilidade, mas também pela forma e enquadramento", destaca. Para Carlos Pinto, a ponte é cada vez mais "um dos ícones da Covilhã e será um elemento fundamental na identidade da cidade".
A travessia custou cerca de três milhões de euros e faz parte do plano de mobilidade da cidade, iniciado há sete anos e que pretende cortar os vales e aplanar as encostas que caracterizam a cidade com outras obras como elevadores e funiculares. Carlos Pinto espera concluir todos os projectos do plano de mobilidade até final do mandato.
Os restantes seis destinos mais interessantes do mundo ao nível de design, segundo a edição de Janeiro de 2011 da Travel & Leisure, são estruturas construídas na Nova Zelândia, Alemanha, Polónia, China, Áustria e Qatar. A Travel & Leisure é publicada 12 vezes por ano pela empresa editorial da American Express, que lhe atribui uma audiência média 4,8 milhões de leitores.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Ponte / Carpinteira / revista / Pedonal / Graça / Carrilho / metros / Covilhã / Pinto / Travel
Entidades
Carrilho da Graça / Adão da Fonseca / Mies van der Rohe / Carlos Pinto / Travel &Leisure
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Arquitecto diz que projecto da nova Pousada da Serra da Estrela será realista e pragmático, porque s...
A construção da última parcela do Regadio da Cova da Beira, o canal da Fatela, foi consignada na sem...