NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Design da Ponte da Carpinteira distinguido a nível mundial

2011-01-05

00:00    00:00

Por revista norte-americana.

A Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, na Covilhã, foi escolhida pela revista Travel &Leisure como um dos sete destinos relacionados com design mais interessantes do mundo.
Segundo a edição online da publicação norte-americana, dedicada ao turismo e lazer e referente a Janeiro de 2011, a ponte "é uma das mais impressionantes" de entre "as novas pontes pedonais de grande altura" construídas em diferentes pontos do globo.
A obra da autoria do arquitecto Carrilho da Graça, inaugurada em 2009, tem 52 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares), 220 metros de extensão, 4,40 metros de largura e uma estrutura de aço para betão armado com 250 toneladas. A estrutura liga o Bairro dos Penedos Altos ao centro da cidade, reduzindo o percurso que obrigava a contornar as encostas do vale da Carpinteira.
Carrilho da Graça acredita que o enquadramento da ponte, num vale recortado "com a Serra da Estrela em cima e a Cova da Beira em baixo", contribuiu para a distinção. O trabalho em parceria com o engenheiro Adão da Fonseca "foi um desafio interessante: não é fácil fazer experiências em edifícios e aqui conseguimos levar a estrutura até ao limite", acrescenta. A ponte sobre a Ribeira da Carpinteira está ainda nomeada para o prémio Mies van der Rohe (em memória do arquitecto alemão com o mesmo nome) - assim como a intervenção de Carrilho da Graça no Castelo de São Jorge, em Lisboa.
"Esta não é a primeira vez que a ponte é reconhecida por publicações internacionais, que só provam que tínhamos razão quando decidimos construí-la", refere Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. "É a consagração de uma obra, não só pela sua utilidade, mas também pela forma e enquadramento", destaca. Para Carlos Pinto, a ponte é cada vez mais "um dos ícones da Covilhã e será um elemento fundamental na identidade da cidade".
A travessia custou cerca de três milhões de euros e faz parte do plano de mobilidade da cidade, iniciado há sete anos e que pretende cortar os vales e aplanar as encostas que caracterizam a cidade com outras obras como elevadores e funiculares. Carlos Pinto espera concluir todos os projectos do plano de mobilidade até final do mandato.
Os restantes seis destinos mais interessantes do mundo ao nível de design, segundo a edição de Janeiro de 2011 da Travel & Leisure, são estruturas construídas na Nova Zelândia, Alemanha, Polónia, China, Áustria e Qatar. A Travel & Leisure é publicada 12 vezes por ano pela empresa editorial da American Express, que lhe atribui uma audiência média 4,8 milhões de leitores.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Ponte / Carpinteira / revista / Pedonal / Graça / Carrilho / metros / Covilhã / Pinto / Travel

Entidades
Carrilho da Graça / Adão da Fonseca / Mies van der Rohe / Carlos Pinto / Travel &Leisure

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Soares da Costa vai transformar ex-Sanatório em Pousada

Obras arrancam em 2011 após décadas de espera...

Souto Moura promete preservar traça do Sanatório

Arquitecto diz que projecto da nova Pousada da Serra da Estrela será realista e pragmático, porque s...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL