NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

De quatro para uma junta

2011-02-09

00:00    00:00

Câmara já propôs mudança que irá à Assembleia da República.

A Câmara Municipal da Covilhã vai propor aos deputados na Assembleia da República eleitos pelo distrito a fusão das quatro juntas de freguesia urbanas da Covilhã em apenas uma. A decisão foi tomada por unanimidade na última reunião do executivo camarário, na passada sexta-feira, 4.
A proposta será agora encaminhada para Hortense Martins, Jorge Seguro, Costa Neves e Carlos São Martinho, a quem é sugerido que elaborem um projecto-lei que leve ao parlamento a votação da fusão das freguesias da Conceição, São Martinho, Santa Maria e São Pedro na Junta de Freguesia da Covilhã.
Embora não sejam apontadas datas, espera-se que o processo leve cerca de meio ano até à deliberação, mas a alteração só terá efeitos práticos a partir das próximas eleições autárquicas, dentro de três anos. Até lá, ainda que a proposta seja aceite, os actuais mandatos continuam em vigor e só no próximo acto eleitoral haverá eleições na cidade para apenas uma junta de freguesia, em vez das quatro actuais.
A medida é justificada com uma maior economia e eficiência. "É uma ideia antiga, em que vinha a reflectir, decidimos avançar para a proposta em Setembro e em Novembro e Dezembro informámos as juntas", refere Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
A fusão das quatro juntas "torna mais fácil a interlocução com as instituições municipais", considera Carlos Pinto. Para além disso, com a redução de "quatro estruturas administrativas, quatro presidentes de junta, quatro assembleias, irá significar economia em todos os aspectos", acrescenta o edil.

(Mais informação na edição papel desta semana)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
República / Covilhã / junta / Câmara / freguesia / Carlos / Martinho / fusão / juntas / Municipal

Entidades
Hortense Martins / Jorge Seguro / Costa Neves / Carlos São Martinho / Carlos Pinto

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã tem oito escolas em risco

Sinalizadas pelo Ministério da Educação para fecharem portas. Autarquia rejeita...

Penamacor rejeita extinção de freguesias

Assembleia diz que lei "viola a história" do concelho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL