NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Reitor quer menos tempo de praxe

2011-11-09

00:00    00:00

Propõe antecipação da semana de recepção ao caloiro.

O Reitor da UBI, João Queiroz, considera que uma das soluções para encurtar o tempo de praxes académicas na Covilhã seria antecipar a semana de recepção ao caloiro. O responsável máximo da UBI mostra-se preocupado com o tempo que os novos alunos andam em festa, mais de mês de meio, o que acaba já por coincidir com algumas frequências.
Na passada semana, um jornal regional mostrou casos de alunos já "enfadados" com o tempo de praxe e casos de alguns que se declararam mesmo "anti-praxe", uma situação que começa a acontecer cada vez mais. O próprio presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Pedro Guedes de Carvalho, dizia que a praxe "devia ser condicionada no tempo" e que "uma semana vivida intensamente seria o ideal." Já a presidente da Associação Académica da UBI, Lénia Pereira, tinha opinião contrária dizendo que "um mês e meio de diversão não são nada ao lado dos restantes oito meses de estudo", pedindo porém "bom senso" aos professores para não marcarem frequências no tempo das praxes.
Agora, o Reitor da UBI reconhece que o tempo de praxe "é uma situação que me preocupa". João Queiroz diz que tem dialogado com a AAUBI e Comissão de Veteranos, pois "quanto mais se alarga no semestre, mais me preocupa". O Reitor lembra, porém, que isso não é uma situação que apenas aconteça na Covilhã e que se tentará encontrar soluções para reduzir o espaço temporal de festa. "Antecipar a festa da recepção pode ser uma delas" assegura. Já quanto ao número de alunos que não quer ser praxado, Queiroz não acha estranho e diz que se calhar são alunos "que não aguentam esta pressão".
Hoje, quarta-feira, a cidade veste-se de cor e festa com a tradicional latada dos caloiros que passa pelas principais ruas da Covilhã em direcção ao Pelourinho. Em termos musicais, a recepção ao caloiro prossegue quinta-feira, 10, com os Amor Vilão, Klepht e Eddie Ferrer. Na sexta, 11, actuam Mikkel Solnado, Amor Electro e Dj Alvim, e no sábado, 12, a banda vencedora do concurso de bandas e Rui Veloso, entre outros.



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
tempo / UBI / Reitor / Propõe / praxe / semana / alunos / Queiroz / Covilhã / recepção

Entidades
João Queiroz / Pedro Guedes de Carvalho / Lénia Pereira / Reitor / Amor Vilão

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Engenharias preocupam reitor

Falta de alunos, diz Fidalgo, é problema nacional...

Isabel Alçada diz que ensino particular era privilegiado

Ministra da Educação avisa que situaçao vai acabar...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL