Falta de dinheiro na origem da decisão.
Inesperada, mas uma notícia que há já algum tempo se ouvia quer na vila de Penamacor, quer em toda a região. A Associação Desportiva Penamacorense (ADEP), que este ano se sagrou campeã distrital, confirmou na passada semana, pela voz do seu presidente, António Duarte, que não irá participar no campeonato nacional da Terceira Divisão. Principal razão: falta de dinheiro.
A ADEP ganhou este distrital a uma jornada do fim e pensava-se que este seria um regresso a um escalão onde tinha estado há duas temporadas atrás. Mas, segundo o seu presidente, António Duarte, a decisão "está tomada" e se não houver "alterações das condições, não há terceira divisão". Uma decisão que diz ter sido "difícil", mas "o importante é não arruinar o clube". Ao que se sabe, o que terá estado na origem da decisão é a falta de verbas, sobretudo devido ao corte de subsídio da autarquia. António Duarte, porém, pede aos adeptos que continuem a apoiar o clube pois diz que a ADEP é "muito mais que o futebol sénior. Não esqueçam a formação, que também é muito importante".
Recorde-se que no dia 22, quando o clube entregou as faixas de campeão aos atletas, dirigentes e técnicos, António Duarte já admitira algumas dificuldades financeiras, dizendo existirem algumas dívidas que iriam ser pagas e apesar de dizer que o lugar do clube era na Terceira, deixava alguns avisos à autarquia. "O concelho tem aqui um veículo muito mais barato de divulgação. Se a grande aposta de Penamacor vai incidir sobre o turismo, o facto de termos uma representação desportiva nacional poderá acrescentar muito na área da promoção, quer na divulgação para o exterior do distrito, quer nas pessoas que se deslocam cá". Já na altura, o vereador na Câmara, António Cabanas, dizia que a autarquia, apesar de sempre ter apoiado o futebol, "actualmente não o pode fazer à mesma escala", aconselhando os clubes a se adaptarem à nova realidade de menor recursos.
A decisão já foi comunicada à Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) que, assim, ficará sem um representante neste escalão, já que por ser uma associação de pequena dimensão, e face aos regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol, não poderá propor o segundo classificado, Sernache, para ocupar a vaga deixada em aberto pela ADEP. Pelo que será convidado outro clube de outra associação mais forte no País. Carlos Almeida, presidente da AFCB, diz lamentar esta decisão, reconhecendo que se trata de um "contratempo". "Agora não é possível convidar nenhuma equipa da Liga Covifil para substituir o Penamacorense" afirma. Mas diz que o importante, agora, é ajudar o clube de modo a não ser castigado desportivamente e financeiramente pela Federação Portuguesa de Futebol.
Também jogadores e treinadores já foram informados desta decisão, que deixará o distrito apenas com o Benfica e Castelo Branco na Terceira Divisão. Uma decisão que não é inédita, já que também na época 2005/2006 a ADE garantiu o título e depois acabou por não participar no Nacional da Terceira Divisão.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Divisão / António / decisão / Duarte / ADEP / futebol / clube / Inesperada / Associação / Penamacor
Entidades
António Duarte / Terceira Divisão / António Cabanas / Carlos Almeida / Associação Desportiva Penamacorense
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
É o novo coordenador do futebol de formação...
Esta sexta-feira, 18. São 250 mil euros para o sintético...