NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Novo vinho kosher apresentado no Museu Judaico

2011-04-13

00:00    00:00

Adega da Covilhã produz branco para o mercado judaico.

A Adega Cooperativa da Covilhã, em parceria com a Câmara de Belmonte e a Comunidade Judaica local, apresenta hoje, quinta-feira, 14, pelas 17 horas, no Museu Judaico, o primeiro vinho branco kosher "Terras de Belmonte".
Em declarações à Rádio Caria, o Rabino da Comunidade, Elisha Salas, elogia a qualidade do vinho que, segundo ele, dignifica Belmonte e a sua Comunidade Judaica. Um produto que "vem preencher um vazio" diz Salas, já que já existia um tinto kosher, e agora aparece um branco.
Recorde-se que a primeira produção do Terras de Belmonte foi em 2003,tendo sido o primeiro vinho "kosher" produzido em Portugal após a expulsão dos judeus há 500 anos. O Terras de Belmonte que saiu então para o mercado era um tinto que foi supervisionado em toda a sua produção por rabinos, e somente judeus que respeitam o sabbath foram aceites para trabalhar nos processos de produção e engarrafamento do mesmo. O vinho "kosher", na sua essência é um vinho semelhante a todos os outros, mas tem uma particularidade que o distingue: não pode ter produtos de origem animal no seu fabrico e todo o processo de produção apenas pode envolver indivíduos judeus e requer uma maior higienização, só podendo ser desta forma certificado. A entidade que certificou o "Terras de Belmonte" foi a União Ortodoxa. (O.U.). Pelo facto do vinho ser utilizado em numerosos momentos de culto religiosos, este deve ser produzido, exclusivamente por judeus, para evitar a sua possível contaminação ao ser manipulado por pessoas desprovidas da fé judaica. No entanto é feito segundo a melhor tecnologia existente e adaptada às práticas religiosas.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Judaico / Museu / Covilhã / Belmonte / Adega / Comunidade / Terras / vinho / Judaica / Cooperativa

Entidades
Elisha Salas / Comunidade Judaica / Adega da Covilhã / Adega Cooperativa da Covilhã / Câmara de Belmonte

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Vinho verde com dedo judaico

Quinta da Aveleda, em Penafiel, produz novo vinho com a colaboração da Comunidade Judaica de Belmont...

Kosher no mercado, tinto a caminho

Adega da Covilhã apresenta vinho no Museu Judaico de Belmonte...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL