Quinta da Aveleda, em Penafiel, produz novo vinho com a colaboração da Comunidade Judaica de Belmonte.
Azeite, vinho, queijo, doces, pão, sumos, livros e alguns artefactos relacionados com tema judaico. Foi tudo isto que se pode encontrar no passado domingo, 18, durante a tarde, junto à Sinagoga de Belmonte, no primeiro mercado kosher realizado na vila inserido no programa do II Festival Internacional da Memória Sefardita, realizado pela Entidade de Turismo da Serra da Estrela nos concelhos de Belmonte, Trancoso e Guarda.
Na rua da fonte da Rosa, havia pouco mais que uma dezena de barracas, com alguns produtos kosher. Mas apesar da pequena dimensão do evento, António Mendes, presidente da Comunidade Judaica de Belmonte, não esconde o orgulho pela realização do certame. "É o primeiro mercado em Belmonte e o primeiro em Portugal. E isso, para nós, tem muita importância. Não podíamos esperar ainda nada de muito grande, mas esperamos que possa vir a ter alguma dimensão. Há produtores que não estão, devido à distância, mas poderão estar noutra altura" afirma. António Mendes reconhece que não havia ainda muitos produtos, mas vamos trabalhar para que haja mais." E um deles estará no mercado em Janeiro do próximo ano. "Está a ser feito um vinho verde kosher, produzido pela Quinta da Aveleda, em Penafiel. Está a ser produzido através da Comunidade Ortodoxa e com a colaboração da Comunidade Judaica de Belmonte" afirma o líder da Comunidade Judaica de Belmonte.
Esperava-se domingo que também empresas de certificação de carnes e bacalhau kosher pudessem estar presentes, mas não vieram, segundo António Mendes, devido à distância, já que eram oriundas de Santarém e do Alentejo. Para o rabino Elisha Salas, este mercado era "impensável" até há bem pouco tempo no nosso País. "Nunca imaginei que pudéssemos chegar a este ponto, porque não tínhamos empresários interessados nestes produtos" afirma, orgulhoso, revelando estar em negociações com a Delta para se certificar café kosher.
Quem visitou o certame foi o secretário de Estado da Cultura. Francisco José Viegas que presidiu de manhã, na Guarda, à sessão de abertura do II Festival da Memória Sefardita e quis estar em Belmonte para "homenagear a vila e a Comunidade Judaica de Belmonte."
(Notícia completa na edição papel)
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Belmonte / Comunidade / Judaica / Azeite / judaico / Mendes / kosher / mercado / Vinho / António
Entidades
António Mendes / Elisha Salas / Francisco José Viegas / Comunidade Judaica de Belmonte Azeite / Entidade de Turismo da Serra da Estrela
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Feira decorre no próximo domingo...
Adega da Covilhã apresenta vinho no Museu Judaico de Belmonte...