Petição online circula na Guarda.
A despoluição do rio Noéme, um afluente do rio Côa, que atravessa localidades dos concelhos de Guarda, Sabugal e Almeida, é o objectivo de uma petição na Internet, que já foi subscrita por 315 apoiantes.
A iniciativa da petição partiu de Márcio Fonseca, um jovem natural da aldeia de Rochoso, Guarda, banhada pelo rio Noéme, que também criou um blogue (www.cronicas-do-noeme.blogspot.com) para alertar para a situação daquele curso de água. O proponente disse à agência Lusa que o rio se encontra "gravemente poluído desde finais da década de oitenta" do século passado e que tarda uma solução para o problema, que preocupa populações e autarcas.
Os assinantes da petição exigem às entidades competentes – Câmara Municipal da Guarda e Administração da Região Hidrográfica do Norte - que "promovam a suspensão imediata de todas as descargas poluentes no rio Noéme e tomem medidas de requalificação do ecossistema". "O rio está neste momento desprovido de qualquer forma de vida. Este problema ambiental é inadmissível num país dito civilizado. O assunto é sobejamente conhecido da opinião pública", salientam. É também referido que, "para além do evidente atentado ambiental, a poluição do rio constitui um grave problema de saúde pública cujas consequências não são completamente conhecidas". Na petição disponível no sítio http://www.peticaopublica.com é também salientado que as populações estão "privadas de um recurso natural que é de todos", salientando que o problema "tem de ser resolvido urgentemente".
Márcio Fonseca lembra que o assunto já foi abordado na Câmara e na Assembleia Municipal da Guarda, tardando a ser encontrada uma solução. Admite que uma das razões da poluição estará relacionada com uma fábrica de lavagem de lãs, cujos efluentes, após passarem por uma estação de pré-tratamento, são lançados naquele curso de água.
A Câmara Municipal da Guarda está a par do problema e já anunciou que a sua resolução poderá passar pela construção de um colector de ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de São Miguel. No entanto, o vereador Vítor Santos, responsável pelos Serviços Municipalizados (SMAS) da autarquia, adianta que "os SMAS aguardam por uma opção final" por parte da empresa de consultoria que dirá "qual é a opção final para resolver definitivamente o problema do rio Noéme".
Já o vereador com o pelouro da saúde pública, Gonçalo Amaral, reconhece que o rio Noéme "é a nódoa negra ambiental do concelho da Guarda", assegurando que a autarquia está "atenta" e "a procurar soluções para ultrapassar o problema".
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
rio / Noéme / Guarda / petição / problema / Despoluição / Côa / Sabugal / Almeida / Internet
Entidades
Márcio Fonseca / Vítor Santos / Gonçalo Amaral / Lusa / Câmara
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Parque eólico motiva protestos dos habitantes...
Na A23 e A25...