Politécnico quer identificar problemas de menores

2011-04-06

Estudo está a ser realizado.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) anunciou na passada semana que está a realizar um estudo junto da população idosa do concelho para identificar os principais problemas dos habitantes desta faixa etária.
O presidente do IPCB, Carlos Maia, afirma que o "estudo vai permitir identificar lacunas e resolver problemas que afectam os idosos do concelho, através da intervenção da autarquia". Abel Rodrigues, um dos coordenadores do estudo, explica que através desta análise pretende-se "ir ao encontro dos interesses e necessidades efectivas das pessoas mais velhas".
O estudo está a ser realizado por 75 alunos das escolas superiores de Educação e de Saúde, no âmbito do projecto Cidades Amigas das Pessoas Idosas, e vai abranger 382 pessoas, com mais de 55 anos. O objectivo do trabalho passa por identificar aspectos positivos e os obstáculos em oito áreas distintas: prédios e espaços públicos; transporte; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.
Em Castelo Branco, o projecto, concebido pela Organização Mundial de Saúde, está a ser posto em prática em parceria com a Câmara local e com a Associação Vida, promotora nacional da iniciativa. O estudo, apresentado no IPCB, deverá estar concluído no final do Verão, devendo a fase dos inquéritos terminar em Abril.
Com início em Junho de 2010, o projecto envolve, em todo o País, mais de 100 instituições, das quais 84 são câmaras municipais e 14 estabelecimentos de ensino superior. O projecto Cidades Amigas das Pessoas Idosos decorrerá até Dezembro e é co-financiado pela Direcção Geral de Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Notícias da Covilhã

Local Castelo Branco

Politécnico / Estudo / IPCB / Saúde / pessoas / identificar / Instituto / problemas / projecto / Branco

Carlos Maia / Abel Rodrigues / IPCB / Organização Mundial de Saúde / Câmara