NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

A aventura de uma vida

2011-08-24

00:00    00:00

Concluída viagem entre Rússia e Portugal por dois covilhanenses.

"Cansados, mas com o sentido da missão cumprida". João Esgalhado resumia, assim, a viagem feita em bicicleta entre São Petersburgo, na Rússia, e a Covilhã. A jornada, que teve início a 21 de Junho, terminou na última quinta-feira, 18, na "Cidade Neve" depois de uma travessia por onze países ao longo de 58 dias e 4.700 quilómetros.
O vereador da Câmara Municipal serrana, de 52 anos, fez a maior parte do percurso sozinho, e só a partir de Bordéus, nos últimos 1100 quilómetros, teve a companhia de Jorge Silva, de 53. E na última etapa, os dois ciclistas fizeram o percurso de 110 quilómetros entre Ciudad Rodrigo e a Covilhã acompanhados pelos amigos José Rodrigues e António Batista.
O que os dois aventureiros não esperavam era a comitiva de boas-vindas instalada no ponto da meta, no Bairro do Belozêzere, onde cerca de três dezenas de amigos aguardavam a chegada dos ciclistas. "Foi uma surpresa muito agradável", confessou João Esgalhado que, tal como o companheiro de viagem, até teve direito a coroa de flores, taça e champanhe.
Quanto à aventura, o vereador afirma ter sido "uma experiência muito agradável, marcante e enriquecedora. A aventura de uma vida". E agora que terminou, os dois ciclistas não colocam de lado um novo projecto do género para o futuro embora, como defende Jorge Silva, "tenham que ser planeadas com muito tempo como o foi este".
João Esgalhado revela que houve alguns momentos menos bons, como a chuva e uma queda mais aparatosa, mas assegura que "o que fica são as boa recordações". E depois de atravessar a Europa, praticamente, de uma ponta à outra, garante que "são muitas".
Depois de paragens em várias cidades dos onze países atravessados, e de conviver com a população local, o autarca assegura que, apesar de tudo, "Portugal é bem visto no estrangeiro e a simpatia do nosso povo, bem como a agradabilidade do espaço, são o que mais marca os estrangeiros".

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Rússia / Cansados / Concluída / Esgalhado / quilómetros / João / Covilhã / ciclistas / aventura / Silva

Entidades
João Esgalhado / Jorge Silva / José Rodrigues / António Batista / Cansados

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

O futuro depois da UBI

Com o aproximar do final do curso, a entrada no mercado de trabalho é o sonho dos recém-licenciados....

Aventureiros do asfalto regressam hoje à Covilhã

João Esgalhado e Jorge Silva fizeram quase cinco mil quilómetros entre São Petersburgo e Covilhã...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL