NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

O futuro depois da UBI

2016-05-25

00:00    00:00

Com o aproximar do final do curso, a entrada no mercado de trabalho é o sonho dos recém-licenciados. Mas, para alguns, o futuro permanece incerto.

A cidade da Covilhã acolheu no passado sábado, 21, a tradicional Bênção das Pastas no Complexo Desportivo, onde a alegria e emoção marcaram presença.

Os finalistas concentraram-se na Faculdade de Ciências da Saúde às 10 horas e saíram em direcção ao Complexo onde, por volta das 11 horas, começou a eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício.

Sob os olhares atentos de familiares e amigos, foram cerca de 800 os finalistas que fizeram questão de marcar presença na cerimónia que assinala o fim de mais uma etapa académica. Para grande parte, a última antes de ingressar no mercado de trabalho.

No dia em que benzem as fitas que simbolizam o fim da passagem académica, os finalistas vivem um misto de emoções. Se por um lado sentem a felicidade de terminar esta etapa, por outro, a maioria começa a despedir-se da vida académica, da cidade que os acolheu e dos amigos que fizeram, para abraçar novos desafios. José Gonçalves, finalista do curso de Ciências da Comunicação vive com emoção os últimos minutos da cerimónia. Conta que, "agora que esta etapa está a terminar, sinto alguma tristeza, pois não queria cá ficar inicialmente, na UBI, mas acabei por ficar e gostar muito." Já Melissa Silva, finalista de Design de Moda sente uma "sensação agradável" por estar a terminar, mas ao mesmo tempo sente algum receio quanto ao futuro. "O País não está muito famoso para o lado do mercado de trabalho e sei que vai ser complicado. Mas há que levantar a cabeça e seguir em frente". Para a futura designer "vale sempre a pena tirar um curso superior, pois o saber não ocupa lugar".

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Ana Rito Pinto

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
futuro / Complexo / finalistas / mercado / académica / Ciências / UBI / etapa / recém-licenciados / curso

Entidades
D. Manuel Felício / José Gonçalves / Melissa Silva / UBI / Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Com o canudo na mão mas com medo do futuro

Terminaram a licenciatura em festa mas já fazem contas à vida. Os finalistas da UBI que benzeram a p...

A aventura de uma vida

Concluída viagem entre Rússia e Portugal por dois covilhanenses...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL