NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Possível aumento da água leva a chumbo de proposta

2011-07-27

00:00    00:00

Amândio Melo assegura que não estão em causa os tarifários.
A ausência do presidente da Câmara, Amândio Melo, e o facto de um dos vereadores da maioria PS estar em férias fez com que, na passada quarta-feira, 20, uma proposta de alteração (a sexta) ao Orçamento de 2011 da autarquia acabasse por ser chumbada pelos dois vereadores independentes da oposição (que acabaram, por no momento, estar em maioria), que se mostraram relutantes em dar aval a este alteração por acharem que a mesma poderia levar a um aumento dos preços da água no concelho.
"A questão da AZC, que ao que sei, estará em tribunal, é um calcanhar de Aquiles. Ficámos surpreendidos que esta preocupação esteja espelhada em mais uma revisão orçamental, num acréscimo de 50 por cento. Tudo o que implicar aumento do custo da água ais munícipes, nós votaremos contra. Não é que nós não reconheçamos a necessidade, mas sempre defendemos, no passado, um ajustamento gradual dos preços" explica Jorge Amaro. Que frisa que "não é este o momento para pedir mais este esforço aos munícipes".
Amândio Melo, antes de se ausentar da reunião, explicou aos jornalistas que a alteração orçamental é apenas para "dar cobertura à facturação que está a ser feita pela AZC. Não está em causa a alteração dos tarifários ao consumidor" explica o autarca, que frisa que se não fosse assim "não estaríamos a contestar com a AZC os preços da água". Porém, após a saída do autarca, os vereadores da oposição ficaram em maioria e chumbaram a dita alteração. Que irá voltar a ser analisada em reunião futura. E Jorge Amaro promete voltar a votar contra, se isso implicar aumentos na água. "Não contem connosco para isso". David Canelo, vice-presidente da Câmara, diz que o tema voltará a ser discutido e sobre o voto contra da oposição, apenas diz que é positivo que se discutam os assuntos. "É assim que deve ser. Estamos aqui para trabalhar em conjunto" afirma.
Pouco depois, os três vereadores presentes acabaram por aprovar a sétima alteração ao Orçamento (que passou a sexta), que incluía verbas para o arranjo da nacional 18-3, entre Caria e Quinta do Espinhal, uma estrada que foi muito danificada pela passagem de camiões, recentemente. Uma alteração de 150 mil euros.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
alteração / proposta / água / Melo / Amândio / AZC / vereadores / aumento / preços / Câmara

Entidades
Amândio Melo / Aquiles / Jorge Amaro / David Canelo / PS

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Freguesias: que venha o Governo e decida

Assembleia Municipal delibera ser contra a extinção de freguesias...

Crise adia aumento de rendas

Autarquia volta atrás e só aumenta habitação social em Dezembro...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL