Teixoso viajou à época medieval

2011-06-22

Na passada sexta-feira, 17 de Junho.

O Agrupamento de Escolas do Teixoso, constituído por todos os estabelecimentos de ensino do Teixoso, Orjais, Vale Formoso e Verdelhos, proporcionou, aos habitantes da vila, o regresso à idade medieval, na passada sexta-feira, 17.
Recuou-se até ao reinado de D. Sancho I para aí se recordarem e reviverem actos que marcaram a história não só da vila como do dia-a-dia medieval. Assim, as ruas do Teixoso encheram-se de muitos "vassalos" para dar "vivas ao rei". D. Sancho I regressou ao Teixoso e trouxe com ele um numeroso e colorido cortejo acompanhado de cavaleiros. A nobreza fez-se acompanhar também do clero e do povo, e de uma representação muçulmana.
O começo do cortejo coincidiu também com a captura da bruxa. Na Praça de Portugal foi lida a carta da feira. A actuação dos bombos da Beira Serra veio a seguir. A Bênção da Feira pelo Bispo lembrou também sobre o pagamento da dízima. A chegada dos mercadores antecedeu a entrada Régia. O dia era, não só de negócio mas também de animação. Nas tasquinhas foi possível encontrar não só os produtos agrícolas, mas também os chás, as ervas aromáticas, os bichinhos da seda e as fazendas. O artesanato e os comes e bebes. Jogos, tabelião. Durante uma tarde/noite a vila do Teixoso "trocou" o euro, moeda actual, pelo morabitino, moeda da época.
Debaixo de um forte calor, as danças: camponesa, da nobreza e moura divertiram o imenso público que enchia a Praça de Portugal. A venda de escravos foi outros dos momentos marcantes. O regatear para não se dar muitos morabitinos foi alegre. O contrato de casamento cristão no Tabelião Bento Lopo e o casamento judaico também foram lembrados no centro do Teixoso. Houve momento musical e jograis. A "bruxa que tinha sido capturada" no começo do cortejo, foi agora "julgada e executada". O Teixoso Medieval marcou o dia na vila. Professores, alunos e seus pais, assim como auxiliares contribuíram para que este dia seja recordado e desejado.

(Reportagem completa, com 13 fotos, na edição papel)

Rui Delgado

Local Região

Teixoso / sexta-feira / passada / Orjais / Vale / Verdelhos / Junho / Agrupamento / Escolas / Formoso