Na A23.
Dezenas de frases de protesto contra a introdução de portagens nas antigas SCUT foram pintadas, na passada semana, tanto na A24 como na A25. E a A23 também não escapou. Nem os menos atentos deixaram de ver em muros, viadutos, separadores e vários nós de acesso da A23 frases em que "portagens não" era a mais utilizada.
Francisco Almeida, porta-voz da comissão de luta contra as portagens na A23, A24 e A25 salienta que mesmo que a comissão não possa apoiar este tipo de iniciativas, "compreende muito bem o descontentamento das pessoas e entende que se trata de mais uma forma de manifestar o seu repúdio". Almeida diz que as populações já perceberam muito bem que é "um erro colocar portagens nestas vias que são vitais para o Interior e não têm alternativas".
Na passada quinta-feira, 13, o Governo aprovou o decreto-lei que permite a cobrança de portagens nas SCUT do Algarve, Interior Norte, Beira Interior e Beira Alta, em que se garante a criação de um regime de discriminação positiva. Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, "são aplicados os princípios da universalidade e do utilizador pagador que garantem uma maior equidade e justiça social" O decreto-lei garante ainda "a criação de um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais, em particular, das regiões mais desfavorecidas, que beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem". Mas o documento não refere datas para o início da cobrança de portagens, embora o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já tenha dito que as mesmas avançariam no final do mês.
Certo é que a comissão de utentes promete fazer subir de tom a luta e a contestação. Este fim-de-semana, em superfícies comerciais da Covilhã e Castelo Branco, fez-se uma recolha de assinaturas de postais. Na passada segunda-feira, 17, foi realizada na Guarda uma recolha de postais dirigidos ao primeiro-ministro, Passos Coelho. Já esta terça-feira, na rotunda do Operário, na Covilhã, houve buzinão, ao fim da tarde, iniciativa que se repetiu na quarta-feira, no cruzamento das Tílias, em Castelo Branco.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
portagens / protesto / Dezenas / Frases / Interior / SCUT / passada / comissão / Beira / Branco
Entidades
Francisco Almeida / Almeida / Álvaro Santos Pereira / Certo / Passos Coelho
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Manifestação contra as portagens é no domingo...
Implementação de portagens na A23 e A25 em Setembro...