Utentes avaliam serviços prestados.
Uma nota "muito positiva" atribuída pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde. É assim que o Centro Hospitalar da Cova da Beira reage ao estudo sobre Sistemas de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais, levado a cabo pela Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), em parceria com Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa.
Numa "radiografia" feita aos hospitais da zona centro, entre os hospitais EPE (Leiria, Guarda, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu e IPO Coimbra) o CHCB tem avaliações muito positivas sobretudo no que toca à cirurgia de ambulatório e nos internamentos.
Assim, no que toca à cirurgia de ambulatório, o CHCB aparece como o hospital melhor classificado, com 89,6 por cento de grau de satisfação dos utentes, com o pior classificado (Guarda) a registar 80,3 por cento e a média dos hospitais do centro a ser 84,5 por cento. Também nos internamentos o hospital covilhanense regista um honroso segundo lugar, com 84,2 por cento de satisfação, superado apenas pelo IPO de Coimbra, com 91,5 por cento. Aqui, o pior registo é do hospital de Leiria, com 78,4 por cento.
Nas urgências, o Centro Hospitalar é o terceiro melhor da região, com 75,2 por cento, sendo superado pelos hospitais da Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar dessa mesma cidade. Aqui, a Guarda volta a ter o pior registo, com 67 por cento. O item em que o CHCB aparece pior classificado é nas consultas externas, com um índice de satisfação abaixo da média dos hospitais da região centro (78,9 por cento). Aqui, o CHCB é o quinto melhor registo (77,9 por cento), abaixo do IPO de Coimbra (primeiro classificado com 88,6 por cento), dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar dessa mesma cidade e hospital de Aveiro.
Para o estudo forma tidas em conta 29 mil entrevistas que decorreram entre Julho de 2009 e Março de 2010. O CHCB realça que no mesmo "o CHCB aparece sempre como o mais bem cotado dos hospitais do Interior" e lembra que através do seu gabinete do Utente e a título próprio há muito tempo que se autoavalia através da entrega directa ou via CTT de cerca de 30 mil questionários por ano, que têm respostas sob a forma de anonimato que, de uma forma geral, têm revelado satisfação pelos serviços prestados no hospital.
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Centro / Hospitais / CHCB / Coimbra / Utentes / Hospital / Saúde / Hospitalar / Satisfação / Nacional
Entidades
CHCB / Serviço Nacional de Saúde / Satisfação dos Utentes dos Hospitais / IPO / IPO de Coimbra
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Presidente da República com ampla votação na região...
Melhor serviço do País. CHCB é o oitavo melhor hospital...