NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Povo solidário... mesmo com crise

2011-04-27

00:00    00:00

Natural de Penamacor, mas a viver há muitos anos na Covilhã, António Saraiva é o presidente da Sociedade São Vicente de Paulo.
Qual a identidade específica do vicentino (membro da Sociedade de S. Vicente de Paulo)?
Não existe uma identidade específica, mas boa vontade para ajudar o próximo. No entanto, um vicentino deve ter algumas características que o distinguem dos outros voluntários. O nosso lema é a visita domiciliária aos pobres e testemunhar a fé em obras. (…)
Numa sociedade individualista como a actual, os vicentinos lutam contra a corrente?
As pessoas ligam mais ao "ter" do que ao "ser", mas temos de nos consciencializar de um facto: quando as pessoas são sensibilizadas para essas realidades – existem muitos exemplos disso – elas ajudam. Começam a pensar no "ser" e colocam de lado o "ter".
Evangelizam através da "ajuda" aos mais necessitados?
Quando estamos no terreno, notamos que o pobre tem necessidades materiais e espirituais. Muitas vezes, as necessidades materiais não são as maiores. Se conseguirmos resolver as necessidades espirituais/psicológicas é meio caminho andado para o pobre se levantar e retomar a sua vida. Se colocarmos apenas géneros materiais, o pobre nunca mais se levanta. Entra naquele vício de – todos os meses ou semanas – lhe levarem a alimentação e o ajudarem a pagar as contas.
Como chegam aos desprotegidos?
A Sociedade de S. Vicente de Paulo trabalha integrada em paróquias. O pároco e outros cristãos relatam-nos situações e, noutros casos, como estamos no terreno constatamos outros casos.
E nos tempos que correm, o número tem crescido?
Estamos envolvidos numa crise profunda. Em Dezembro de 2010 fizeram-se campanhas para o Fundo Social Solidário e para outras instituições, mas notámos que as pessoas responderam afirmativamente. Apesar da crise, o povo português tem uma "alma boa" e é solidário. A Sociedade S. Vicente de Paulo deve ser a maior organização a trabalhar no terreno ligada à Igreja. Temos - em números aproximados – mais de 900 conferências vicentinas que correspondem a 12500 vicentinos.

(Entrevista à Eclessia, completa, na edição papel)



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Sociedade / Paulo / Vicente / pobre / necessidades / solidário / materiais / pessoas / terreno / identidade

Entidades
António Saraiva / Sociedade São Vicente de Paulo / Sociedade de S. Vicente de Paulo / Sociedade S. Vicente / Fundo Social Solidário

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Vítimas de violência doméstica têm apoio na Covilhã

O tema está a deixar de ser tabu e cada vez mais as vítimas perdem a vergonha de denunciar os casos ...

Jesus: exemplo de humildade para enfrentar a crise

Mensagem de Natal do Bispo da Guarda...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL