NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Aventureiros do asfalto regressam hoje à Covilhã

2011-08-18

00:00    00:00

João Esgalhado e Jorge Silva fizeram quase cinco mil quilómetros entre São Petersburgo e Covilhã.

"Se tudo continuar a correr como esperado, ou seja, bem, a chegada será no dia 18. Quinta-feira, lá para as 16 horas, já deveremos estar a beber uma cerveja no Café D´Alma, na Belo Zêzere". É assim que no blog (http://byebike.wordpress.com) os dois aventureiros covilhanenses, João Esgalhado e Jorge Silva, anunciam para hoje, quinta-feira, 18, a chegada à Covilhã após dois meses em cima de duas bicicletas a percorrerem quatro mil e 700 quilómetros entre as cidades de São Petersburgo, na Rússia, e a Covilhã.
A aventura, que foi nascendo aos poucos em conversas durante os percursos pelos trilhos da região em BTT, iniciou-se a 21 de Junho, na Rússia, e desde então os dois covilhanenses atravessaram o Velho continente, de bicicleta, dormindo em várias localidades, em tendas, hotéis, pensões ou similares, sempre com o objectivo de chegar a casa depois de passar países como a Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha.
O projecto foi preparado durante um ano, até porque os preparativos para tal jornada tinham que ser cuidadosamente planeados, quer ao nível da alimentação, quer do equipamento. Uma viagem feita em total autonomia, transportando o que era necessário em alforges e num pequeno atrelado acoplado a uma das bicicletas. Uma aventura que estava orçada em 15 mil euros e que tinha, inicialmente, o seu final previsto para 20 de Agosto.
"É a aventura de uma vida", assegurava João Esgalhado, há dois meses, mostrando-se optimista em relação ao sucesso da iniciativa. Mas era também, sublinhava, "uma forma de transmitir uma mensagem de valores humanitários e sociais". De resto, os dois aventureiros quiseram dar um cunho de solidariedade ao projecto e, por isso, associaram-se a duas instituições de solidariedade social: a Cercis-Oeiras e a APELA - Associação Pela Esclerose Lateral Amiotrópica. Durante a iniciativa estava prevista a abertura de contas em nome destas duas entidades para depósito de donativos. João Esgalhado acredita que a iniciativa possa servir como "um despertar de consciências" e espera que a população portuguesa, e não só, se associe à causa.
Mas para além da questão solidária outros motivos moviam os dois ciclistas que há 15 anos pedalam juntos pelos trilhos da região: "o patriotismo". Numa altura em que Portugal atravessa uma grave crise económica e de credibilidade na Europa, João Esgalhado acredita que a iniciativa pode ajudar a "passar a imagem de um país empreendedor e vencedor".



Autor
João Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Covilhã / Esgalhado / João / Jorge / Silva / Petersburgo / Aventureiros / Rússia / iniciativa / durante

Entidades
João Esgalhado / Jorge Silva / Café D´Alma / Associação Pela Esclerose Lateral Amiotrópica / São Petersburgo

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Ovelhas e lã: as estrelas do Chocalhos

Festival da Transumância este fim-de-semana em Alpedrinha...

Comida de restaurantes para ajudar carenciados

Projecto Refood em marcha na Covilhã e Fundão...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL