NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Feira Medieval vai contar com 110 expositores

2012-07-31

00:00    00:00

Espectáculos de fogo e pirotecnia são novidades.

Sem assaltos ao Castelo, mas com uma componente mais à base do fogo, da cavalaria e da pirotecnia. É esta a animação que está programada para a próxima Feira Medieval do Artesão, em Belmonte, que decorre de 10 a 12 deste mês. Na nona edição deste certame, a Empresa Municipal conta ter 110 expositores, no que toca a artesanato, gastronomia e tasquinhas.
Segundo o presidente da autarquia belmontense, Amândio Melo, a feira deste ano será feita "nos mesmos moldes" que as anteriores. O objetivo é que a feira "vá melhorando. A feira, só por si, sem os espetáculos que são promovidos, não teria a recetividade que tem tido" assegura.
Este ano o certame terá menos um dia que no ano passado, em que, segundo a Empresa Municipal, terão passado por Belmonte mais de 30 mil pessoas. Uma das diferenças passará pelo número de ruas que terão expositores. Nesta edição serão menos e todo o certamente estará mais centrado na zona do Castelo da vila. Segundo o regulamento da Empresa Municipal, a Feira Medieval do Artesão pretende ser "um espaço de animação e convívio criado com o objectivo de dar a conhecer ao público, residente e visitante, os hábitos alimentares característicos da Idade Média, através de refeições rápidas e ligeiras, com o enquadramento medieval, onde se pretendem constituir locais privilegiados de negócio, de encontros, de lazer, de artesãos, mercadores, regatões e artificies, provenientes dos quatro cantos do reino de Portugal, que fabricam e comercializam os seus produtos." Estão assegurados cerca de 110 expositores, segundo fonte da empresa municipal, e isto porque não existe capacidade para acolher mais, já que chegaram à organização cerca de 130 inscrições.

Excalibur apresentam "Vulcão"

Toda a logística (montagem de barracas, fornecimento de água e electricidade) foi de novo concessionada a uma entidade privada, a Zénite Eventos e os espectáculos estarão de novo a cargo das Produções Bartilotti, envolvendo cerca uma centena de figurantes. Não haverá alguns temas já comuns para os belmontenses, como o famoso assalto ao Castelo, uma recriação teatral que já era habitual, mas sim espectáculos mais baseados na cavalaria, no fogo e na pirotecnia. Um deles, no sábado, 11, pelas 22 horas, é protagonizado por um grupo espanhol, Excalibur, que apresenta o "Vulcão".
Em relação ao programa, a Feira abre na sexta-feira, 10, com o cortejo medieval, pelas 18 horas, nas ruas do centro histórico da vila e pelas 22 horas haverá um espectáculo da Escola Equestre. No sábado à noite o destaque é o "Vulcão", dos Excalibur, e no domingo, 12, às 22 horas, há o torneio a cavalos "Nuvens e Névoa". Durante todo o certame haverá animações âncora, como um parque infantil medieval, exposição de aves de rapina, grupos de música de gaita-de-foles, pífaros e bombos, acrobatas, cómicos, um acampamento militar, teatro de rua e passeios em burros mirandeses, entre outras iniciativas.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Feira / Medieval / Empresa / Municipal / Vulcão / Castelo / expositores / Excalibur / Belmonte / Espectáculos

Entidades
Amândio Melo / Excalibur / Produções Bartilotti / Feira / Escola Equestre

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Recorde de artesãos na Feira Medieval

São esperados uma centena na oitava feira que se realiza em Agosto...

Feira Medieval como no ano passado

Decorre de 10 a 12 de Agosto...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL