NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Feira Medieval como no ano passado

2012-07-11

00:00    00:00

Decorre de 10 a 12 de Agosto.

A próxima Feira Medieval do artesão, a nona, que se realiza de 10 a 12 de Agosto em Belmonte, será organizada dentro "dos mesmos moldes" que a do ano passado. Quem o diz é o presidente da autarquia, Amândio Melo, que afirma que a Empresa Municipal de Belmonte, responsável pelo evento, irá de novo recorrer a uma empresa de eventos para levar a cabo o certame.
"O objetivo é que a feira vá melhorando. A feira, só por si, sem os espetáculos que são promovidos, não teria a recetividade que tem tido" assegura.
A resposta foi dada ao vereador da oposição, Jorge Amaro, que perguntou na última reunião do executivo como seria o certame este ano. Depois de, em 2011, ter criticado a "falta de inovação" da feira, aconselhando que se pensasse em "aumentar a qualidade para se ter um figurino diferente e mais arrojado". No ano passado a feira terá custado cerca de 60 mil euros, tendo sido a logística concessionada pela primeira vez a uma entidade privada, a Zénite Eventos. O objetivo era, segundo Vítor Teixeira, administrador da Empresa Municipal, que o certame fosse cada vez mais "um evento de dimensão regional, embora também reconhecesse a necessidade de inovar, no futuro, como por exemplo, "no que toca à moeda que circula na feira". Os espetáculos estiveram a cargo das Produções Bartilotti e envolveram cerca uma centena de figurantes.
Para este ano, a Empresa Municipal tem já abertas inscrições para os expositores, até dia 20 de Julho. Podem optar por dois tipos de barracas, em dimensões diferentes, mediante uma caução de 50 euros, que será devolvida posteriormente. Segundo o regulamento da Empresa Municipal, a Feira Medieval do Artesão pretende ser "um espaço de animação e convívio criado com o objetivo de dar a conhecer ao público, residente e visitante, os hábitos alimentares característicos da Idade Média, através de refeições rápidas e ligeiras, com o enquadramento medieval, onde se pretendem constituir locais privilegiados de negócio, de encontros, de lazer, de artesãos, mercadores, regatões e artificies, provenientes dos quatro cantos do reino de Portugal, que fabricam e comercializam os seus produtos."
Este ano o certame terá menos um dia que no ano passado, em que, segundo a Empresa Municipal, terão passado por Belmonte mais de 30 mil pessoas. Embora, como relataram ao NC alguns artesãos, com menos volume de negócios, devido à crise.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Agosto / Feira / Empresa / Belmonte / Municipal / Medieval / Decorre / passado / certame / objetivo

Entidades
Amândio Melo / Jorge Amaro / Vítor Teixeira / Produções Bartilotti / NC

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Feira Medieval vai contar com 110 expositores

Espectáculos de fogo e pirotecnia são novidades...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL