NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Misericórdia pode ser a chave do centro de dia em Aldeia de Souto

2012-02-23

00:00    00:00

Antiga escola vai acolher a estrutura.

A maior ambição da freguesia de Aldeia de Souto, um centro de dia para os idosos da freguesia, poderá passar por um protocolo a ser celebrado entre a junta e a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, para que esta instituição possa dotar a localidade de meios humanos e logísticos para gerir essa estrutura a criar na antiga escola da aldeia. A novidade foi adiantada pelo autarca covilhanense, Carlos Pinto, na sessão ordinária do executivo que se realizou na manhã da passada sexta-feira, 17, naquela localidade.

Segundo o presidente da Junta, João Luís Gomes, essa é, neste momento, "a nossa maior ambição". O autarca diz que está tudo pronto, pois há um edifício para reconverter, há projecto, mas falta dinheiro para a obra. Mas Carlos Pinto assegura que esse não será o problema. "A Câmara irá assumir as obras para a reconversão da escola" assegura.

Um dos problemas é não existir na localidade uma instituição privada de solidariedade social (IPSS), mas isso também será contornado, segundo o autarca. "Já estamos a trabalhar nisso e vamos tentar levar a cabo o projecto em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia" afirma o autarca. O Provedor da mesma, Pedro Paiva, visitou a antiga escola, viu as condições e foi alertando para a necessidade de se criarem casas de banho e uma cozinha na escola. João Luís Gomes lembrou que há um projecto arrojado já feito, mas que, segundo Carlos Pinto, terá que ser minimizado porque "o tempo das vacas gordas já foi". Ou seja, a escola será readaptada para ter as condições mínimas para a criação de um centro de dia, mas sem grandes luxos.

Durante a reunião, Carlos Pinto foi pedindo à Junta para que faça um levantamento de quantas pessoas poderão estar interessadas em receber o serviço do centro de dia. João Luís Gomes disse ter certas, neste momento, uma dezena de pessoas, mas que facilmente se chegará, nesta primeira fase, a 16, já que Aldeia de Souto é uma freguesia "bastante envelhecida". Carlos Pinto disse ainda que, em breve, também aquela freguesia poderá usufruir do projecto de teleassistência para idosos.
(Notícia completa na edição em papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Pinto / Carlos / estrutura / Covilhã / escola / Aldeia / junta / Souto / Luís / Misericórdia

Entidades
Carlos Pinto / João Luís Gomes / Pedro Paiva / Junta / IPSS

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Lar de Caria depende da Segurança Social

Câmara descarta Santa Casa...

ADE recebe apoio para concluir nova sede este ano

Clube espera concluir complexo ainda este ano...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL